Pode namorar com 9 anos de diferença?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Namorar pessoas mais velhas ou mais novas pode causar problemas? Diferenças de idade altas podem, mas não precisam causar problemas. Pessoas que estão em estágios distintos da vida nem sempre conseguem superar todos os obstáculos no relacionamento. Quanto maior é essa diferença, menores são os pontos em comum.

Qual é o limite aceitável de diferença de idade? Diferenças de cinco a sete anos costumam ser mais aceitáveis. No entanto, não existe um número específico: tudo depende da situação. O importante é que as duas pessoas sejam maiores de idade e se gostem, apesar da possível reprovação da sociedade.

"O artigo 217-A do Código Penal estabelece que a prática de atos libidinosos (e aqui pode ser até um beijo mais quente), bem como a conjunção carnal com menor de 14 anos é crime de estupro de vulnerável, mesmo que haja consentimento por parte da pessoa menor de 14 anos ou de seus pais.

A recomendação não vem de nenhum responsável careta, mas de especialistas em desenvolvimento infantil. Todos são unânimes: relacionamentos assim não são recomendados para a faixa etária. Namorar na infância, ou seja, antes dos 12 anos, é pular uma etapa da vida, aponta o psiquiatra Fábio Barbirato.

Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes. A lei define que esta faixa etária têm direito à vida e à saúde; à liberdade, ao respeito e à dignidade; à convivência familiar e comunitária; e do direito à guarda, à tutela e à adoção.

Do ponto de vista legal, na Lei do Brasil, não há impedimento a casamento entre parentes até primos em primeiro grau. Entende-se primo em primeiro grau quando o pai de um dos cônjuges é tio do outro cônjuge.

A diferença de idade no namoro não precisa ser uma preocupação primária, se vocês tiverem interesses mútuos e se o sentimento for real. Isso significa que ter uma conexão forte é a parte mais importante de qualquer relacionamento, independentemente da idade, sexo ou diferenças culturais.

A Bíblia não fala sobre esse assunto em específico. Naquela época era comum, mas a bíblia encara com espanto. A mulher legítima de Abraão era velha como ele, isso já dá uma indicação de que não é normal haver muita distância e diferença de fases.

Sentir atração por pessoas mais velhas não é nenhuma doença e tão pouco sinaliza algum tipo de problema. Muito pelo contrário, cada pessoa tem seus próprios gostos, preferências, desejos e não há nada de errado com isso.

"Segundo o nosso Código Civil a idade para que qualquer pessoa possa casa é de 16 anos", esclarece. Ela ressalta ainda que no Brasil a maioridade civil é da pessoa que tem mais de 18 anos. "Especificamente para o casamento o menor de 18 pode contrair núpcias se for maior de 16 e ter a autorização dos pais."

Embora o namoro seja considerado pelos psicólogos uma prática saudável para os adolescentes, a maioria das escolas – tanto públicas quanto particulares – não permite o mínimo contato físico: nem beijos selinhos, nem andar de mãos dadas.

Tendo havido conjunção carnal ou ato libidinosos com menor de 14 anos caracteriza-se crime do artigo 217 A do Código Penal e a pena é de 08 a 15 anos.

Geralmente, as pessoas precisam de cinco a seis encontros para oficializar o namoro. Cada casal é diferente, mas se nada acontecer após três ou quatro dates, não se preocupe e espere mais duas ou três saídas para discutirem o futuro de vocês.

Em uma geração tão moderna e atualizada, relacionamentos duram dias, meses, e 'alguns poucos' duram anos. Os relacionamentos duradouros estão escassos. O amor inicia e acaba de um dia para o outro, sem sofrimento, como se fosse uma coisa normal.

Reflita se está disposto a ser exclusivo de alguém.
Se você gosta da pessoa com quem está a ponto de não conseguir imaginá-la com outro namorado ou namorada, por exemplo, pode ser que esteja pronto para algo sério. Essa vontade de ter "exclusividade" é um bom indicador do início de um romance.

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos. Apesar de ser um período desafiador para ambos, é essencial criar laços afetivos nesse momento para que os jovens encontrem nos pais a ajuda e conselhos necessários em uma fase de tantas descobertas.

Segundo os especialistas, o cérebro não nasce pronto e só é “finalizado” a partir dos 20 anos, quando termina o processo que melhora seu processamento e velocidade. Uma das últimas áreas a ser terminada é a frontal, que controla impulsos e molda as perspectivas de futuro.

Ser adolescente envolve, muitas vezes, sentimentos confusos, dúvidas, irritabilidade, ansiedade. Esta é uma parte normal e saudável de ser adolescente. No entanto, quando as mudanças na personalidade de um adolescente são mais extremas, podem ser indicadores de um problema de saúde mental.

A relação incestuosa - quando parentes, consanguíneos ou afins, mantêm relações sexuais - não é considerada crime no Brasil, a não ser quando envolve menores de 14 anos. O Código Civil apenas proíbe as uniões civis entre parentes.