Qual é a diferença entre per capita e porção?

Perguntado por: dhernandes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

O per capita é a quantidade de alimento cru para uma pessoa. Já a porção é a quantidade de alimento para uma pessoa depois do preparo.

A definição de porção adotada pelo Guia Alimentar é "a quantidade de alimento em sua forma usual de consumo expressa em medidas caseiras, unidade ou forma de consumo, considerando também a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias, para compor uma alimentação saudável".

Arroz cozido: Uma porção (150 cal) é o equivalente a 125 g, ou quatro colheres de sopa. A medida vale para todas as versões de arroz.

1/2 é o mesmo que meio ou metade de algo, utilizado para se referir a fração de determinada coisa que deve ser dividida igualmente em duas partes separadas. A fração 1/2 é bastante comum em livros de receitas, neste caso com o intuito de representar que a pessoa deverá utilizar apenas metade do respectivo ingrediente.

A expressão per capita significa “por cabeça”, e aí você já sabe o que quer dizer, né? Ela indica quanto é a média de renda mensal por pessoa dentro de uma residência. E o cálculo é bem simples, bastando dividir o total de receitas pelo número de integrantes da família que moram juntos.

Dessa forma, para calcular o per capita, basta dividir a quantidade utilizada pelo número de comensais (20kg / 160 comensais = 0,125kg ou 125g).

Os alimentos com maiores médias de consumo diário per capita foram o café (163,2 g/dia), feijão (142,2 g/dia), arroz (131,4 g/dia), sucos (124,5 g/dia) e refrigerantes (67,1 g/dia).

O consumo per capita de feijão no Brasil despencou 42,5% nos últimos 40 anos, passando de 24,9 quilos por habitante ao ano para 14,3 kg/habitante/ano, aponta a Cogo – Inteligência em Agronegócio.

Per capita é, mais especificamente, um dado valor que cada pessoa tem de pagar ao país, sendo esse valor uma média para toda a população. Daí per capita significar por cabeça, pois cada cabeça paga um determinado valor como a renda.

Significado de Porção
substantivo feminino Parte de alguma coisa; parcela, fração: porção de terra. Quantidade reduzida de algo; bocado, dose: porção de batatas. Parte destinada a alguém em específico: porção da herança.

Porção: é a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável.

Indica uma pequena porção de algo: 1 isto, fração ínfima, pequena parte, pequena quantidade.

O ideal é comer de 2 a 3 colheres (sopa) de arroz e 1 ½ concha de feijão, no almoço. Isso já vai suprir suas necessidades de nutrientes no dia, não precisando repetir a dose no jantar”, indica ela. A nutricionista aponta que estes alimentos só engordam caso sejam consumidos em excesso.

Uma por meio do medidor: o consumo de arroz por pessoa fica entre 90 g e 100 g (isso se servido como acompanhamento) – o equivalente a ¼ de uma xícara de chá. Ou seja, se você convidar 10 pessoas seriam mais ou menos 900 g ou 1 kg. Se forem 20 pessoas, cerca de 2 kg, e por aí vai.

Uma "PORÇÃO" = um PEDAÇO. "POÇÃO" = remédio (ou veneno) em forma líquida.

No entanto, considera-se ideal calcular 200 gramas (um bife grande) por uma pessoa adulta durante uma refeição. Legumes e verduras são sempre ótimos e saudáveis acompanhamentos, principalmente para as carnes. Calcular 50 gramas é a quantidade por pessoa para não faltar ou sobrar nada.

A renda per capita familiar é a renda bruta de uma família dividida pelos números de membros dessa família. Este cálculo é importante porque vai determinar se algumas famílias têm direito ou não de receber benefícios e ajudas econômicas que permitiriam sua inclusão social.

Atualmente, pela Loas, a renda familiar mensal per capita exigida deve ser igual ou inferior a 1/4 salário mínimo, ou R$ 303.

Os dez maiores Ppc do país tem PIB per capita acima de R$ 180 mil e estão todas situadas nas regiões Sudeste (Presidente Kennedy, São Gonçalo do Rio Abaixo, Louveira, Porto Real, Ilha Comprida, Quissamã, São João da Barra e Itapemirim), Sul (Triunfo), Centro-Oeste (Selvíria) e Norte (Canaã dos Carajás).

O per capita é definido como a quantidade da parte comestível do alimento cru estabelecida para cada criança, de acordo com a faixa etária. Essa medida é utilizada para calcular a quantidade que será preparada para cada aluno.