Qual é a diferença entre a poesia e o poema?

Perguntado por: ioliveira5 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.

Poesia é como chamamos o conteúdo de um texto literário marcado pela conotação, ambiguidade e estranheza. Alguns tipos de poesia são: écloga, elegia, epitalâmio, madrigal, ode e sátira. A poesia pode ser escrita em versos ou em prosa e não deve ser confundida com o poema, que é uma estrutura textual.

A poesia é uma forma de expressão marcada pela subjetividade, que tem como objetivo revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Ela retrata algo pela ótica da imaginação do poeta e do leitor.

O poema é um tipo textual estruturado em versos e que pode conter rimas e metrificação. O soneto é um tipo de poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. Já a poesia é a própria forma de arte, podendo ser expressa pela pintura, fotografia, músicas e textos.

Um poema é um texto literário composto de versos, e que podem conter rimas ou não. Assim, diferente da prosa, escrita em texto corrido, o poema é escrito em versos que se agrupam em estrofes.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

Características do poema

  1. Versos. Regular. Que possuem uma métrica e rima. Branco. São versos com métrica e não possuem rima. Livres. Versos que não possuem métrica e também não possuem rima.
  2. Estrofes. Dístico. São estrofes que possuem dois versos. Terceto. São aqueles com três versos. Quarteto. Possuem quatro versos. Quinteto.

Sua função é a de ser expressão verbal rítmica ao mundo informe de sensações, sentimentos e pressentimentos dos outros com relação a tudo o que existe ou é passível de existência no mundo mágico da imaginação.

A poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. É um tipo de texto que atrai muito as crianças, pois os criados para as mesmas apresentam um caráter lúdico que ajudam na elaboração e orientação didática da sala de aula.

Confira: 1 – A poesia contribui para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade. 2 – Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária. 3 – Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico.

No escrever poesia, nos editamos, nos afagamos pela palavra que nos gesta, nos cria. Escrevemos nossa identidade, afagamos a nossa vida, afagamos o nosso ser. Escrever poesia é viver em estado poético.

A poesia da forma como conhecemos surgiu na Grécia e significa “criação“. Ela é tida como a arte de escrever em versos e tem o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.

A principal diferença entre prosa e a poesia é que a prosa é um texto escrito de forma corrida, enquanto uma poesia é um texto estruturado em versos. Ou seja, a prosa narra os acontecimentos dividindo suas frases em parágrafos, enquanto a poesia utiliza a estrutura de versos.

Resumo

  • Lírico.
  • Épico.
  • Dramático.

Poeta (plural: poetas, feminino: poeta ou poetisa; feminino plural: poetas ou poetisas). De um ponto de vista especifico um poeta é alguém que compõe poemas, seu equivalente feminino em português é poeta ou poetisa. Poetas podem se descrever como tal ou ser descritos como tal por outros.

O número de linhas varia em diferentes tipos de estrofe, mas é incomum que uma estrofe tenha mais de doze linhas. O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .

A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas.

Verso: é cada linha de um poema. Estrofe: é cada um dos “bloquinhos” que compõem o poema. Assim, a estrofe é constituída de versos, que podem ou não rimarem entre si.

Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). Os versos brancos são muito utilizados desde o século XVIII no Brasil, sobretudo na poesia romântica, moderna e contemporânea.