Qual é a distância de segurança lateral?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Assim, para calcular a distância de segurança, é preciso levar de conta o tempo médio de reação, que é de cerca 1 segundo. Se, por exemplo, circular a 30 km/h, o seu tempo de reação levará a que o seu veículo percorra aproximadamente 9 metros antes de começar a parar.

Quanto à distância frontal de segurança, existe uma recomendação da direção defensiva, conhecida como “regra dos dois segundos”, calculada da seguinte forma: quando o veículo que se encontra à frente do condutor, passa por um determinado objeto fixo (uma árvore, um poste, um semáforo, uma placa de sinalização etc.), ...

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em suas normas gerais de circulação e conduta, a legislação aponta que o motorista deve guardar uma distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais que circulam na via, bem como com relação à borda da pista.

Regra dos dois segundos
– Conte dois segundos pausadamente. – A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem dos dois segundos.

DISTÂNCIA DE SEGURANÇA
Também a distância lateral deve ser a suficiente para evitar acidentes (colisões). No entanto o CE não define qual é esta distância, excepto para os veículos que circulam em marcha lenta fora das localidades (Artº 40º), devem manter 50 metros de distância entre eles e o veículo que os precede.

Ainda conforme a especialista, um automóvel a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 50 metros para parar. Já uma motocicleta de porte médio, a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 60 metros para parar.

“A segurança no trânsito no Brasil é apoiada em três pilares: engenharia, educação e esforço legal, que engloba fiscalização e legislação.

Distância de parada
Trata-se da distância que um veículo percorre desde que uma situação de risco foi identificada pelo condutor, ele decide parar e pisa no freio até o veículo estar completamente parado.

A recomendação feita por especialistas aos condutores é de que se mantenha uma distância de pelo menos três segundos da condução que está a sua frente, mas como calcular isso? A fórmula é simples: um carro de afastamento para cada 20 km/h.

– Assim que estiver um veículo à sua frente, se possível, conte pausadamente dois segundos, pois este procedimento ajuda a manter o seu carro na distância de segurança; – As contagens para manter uma distância segura de um carro, é apenas para carros pequenos até 6 metros, com velocidade de 85 a 90km nas estradas.

Distância de Reacção: Durante o tempo de reacção, o veículo continua a movimentar-se (à mesma velocidade), percorrendo uma determinada distância, avaliada em metros. Esta é tanto maior quanto mais elevada for a velocidade a que se circula. A distância percorrida durante o tempo de reacção chama-se Distância de Reacção.

A distância que deve ser mantida entre o próprio veículo e o que vai à frente é chamada “distância de seguimento”. Ao dirigir em circunstâncias normais de pista e de clima, o tempo necessário para manter uma distância segura é de aproximadamente dois segundos.

A ultrapassagem de outro veículo deve ser feita, via de regra, pelo lado esquerdo, conforme estabelece o artigo 29, inciso IX: “a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ...

Na preventiva, o motorista pode antecipar riscos. O condutor dirige com atenção, avaliando suas condições físicas e mentais, assim como a via pela qual está trafegando. Consciente, ele trafega de acordo com a realidade apresentada.

A 60 Km/h, distância do veículo da frente deve equivaler a três veículos. Atenção redobrada em dias chuvosos também pode evitar acidentes por falha humana.