Qual é a equação contábil?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Esta equação é escrita na forma A=P+PL e significa que o total de ativos (A) sempre é igual à soma do total de passivos (P) com o patrimônio líquido (PL). Ela é desdobrada da equação A=P, anterior às teorias que introduziram o conceito de PL como a diferença entre ativos e passivos.

E a regra básica da contabilidade diz que deve haver uma igualdade entre esses três itens. Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.

A equação patrimonial pode ser assim representada: Situação Líquida = Ativo – Passivo.

Equação patrimonial é uma representação quantitativa do patrimônio de uma empresa. Também é conhecida como equação contábil básica ou equação fundamental da contabilidade, dada a sua importância para a área.

O objetivo central da contabilidade é fornecer informações econômico-financeiras que guiem a tomada de decisão nas empresas. No caso, informações econômicas são aquelas relativas a bens e direitos da empresa, como registro de equipamentos, aplicações em nome do negócio, imóveis etc.

O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa. Classificam-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos).

O valor patrimonial, ou VP, caracteriza-se por ser o valor contábil de uma companhia e se calcula com base em seu patrimônio líquido total. No entanto, há uma diferença entre o VP e o VPA, o valor patrimonial por ação. O último engloba o patrimônio líquido total da empresa (PL) dividido pelo número de ações dela.

A escrituração contábil é o registro do conjunto de lançamentos contábeis de uma empresa, feito de forma cronológica e especificando a origem de todos os fatos que aconteceram na companhia. A escrituração contábil é muito importante para controlar o patrimônio da empresa, e é um dos pilares do planejamento tributário.

Equação Fundamental do Patrimônio: A = P + PL. Se temos 50.000,00 (Capital de Terceiros, ou seja, Passivo) e esse valor corresponde a 25%, então temos um ativo de 200.000,00 e um PL de 150.000,00.

ATIVO – PASSIVO = SITUAÇÃO LÍQUIDA
O item 4.4 do Pronunciamento Técnico CPC “00” (R1) define Situação Líquida (Patrimônio Líquido) como o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

O que é o DRE? A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

Tipos de Situação Líquidas Existentes

  1. Ativo > Passivo. Esse é o caso mais comum, especialmente de empresas saudáveis. ...
  2. Ativo < Passivo. Esta é a situação líquida em que se “deve mais do que se tem”. ...
  3. Ativo = Passivo. ...
  4. Passivo = 0.

Pode-se afirmar que o objeto da Contabilidade é o estudo do patrimônio definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma ou mais pessoas, em seus aspectos estático (econômico e financeiro) e dinâmico (variações sofridas pela riqueza patrimonial) e nos seus aspectos qualitativos e quantitativos, ...

Como os bens e direitos excedem o valor das obrigações com terceiros (Passivo Exigível), temos a situação líquida positiva, ativa ou superavitária.

Equação de valor mostra como decisões de consumo dependem do atendimento a uma determinada necessidade que possuímos, independente da natureza do produto ou serviço oferecido.

Kotler, o “pai do marketing”, criou uma equação para que empresas possam calcular a criação de valor para o cliente. Ela nada mais é do que a soma de todo o valor que um comprador percebe na solução oferecida pela empresa (se atende as necessidades e expectativas dos clientes) ao se subtrair os custos inerentes a ela.

Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço
Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

Como já dito: o cálculo contábil é um documento que vai apresentar com segurança a sua situação financeira diante dos financiamentos e dívidas. Esse cálculo deve ser feito nos casos em que os juros se tornam abusivos e seja preciso renegociar a dívida, seja para quitá-la ou diminuir o valor das suas parcelas.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Os 6 princípios da contabilidade

  • Princípio da Entidade.
  • Princípio da Continuidade.
  • Princípio da Oportunidade.
  • Princípio do Registro pelo Valor Original.
  • Princípio da Competência.
  • Princípio da Prudência.

A classificação contábil é uma prática onde a empresa categoriza todas as suas operações, organizando-as num plano de contas. Essa organização é muito importante para registrar como a empresa entende cada movimentação que ela faz a fim de nortear seus resultados econômicos e financeiros.