Qual é a escola mais antiga do mundo?

Perguntado por: iguedes5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A escola mais antiga do mundo fica em Canterbury, Inglaterra. A Escola do Rei, como é chamada, foi fundada no ano 597.

Colégio Gentil Bittencourt

O Colégio Gentil Bittencourt (CGB) é uma instituição de ensino particular brasileira, fundada em 1804, situada no bairro de Nazaré da cidade paraense de Belém (capital do estado brasileiro do Pará). É considerada a instituição educacional mais antiga do país em funcionamento ininterruptamente.

Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.

O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas – daí vem o termo “academia”. 343 a.C. Em famílias mais ricas, era comum pagar-se um preceptor, um mestre com mais conhecimentos que guiasse as crianças nos estudos.

1. Instituto Le Rosey – Suiça. A princípio, a escola mais cara é o Institut Le Rosey. Mas, também conhecido como Rosey, este internato privado está localizado em Rolle, na Suíça, no local de outro edifício do século XIV, o Chateau de Rosey.

A necessidade de controle e de organização dos negócios e a administração das cidades exigiam a formação de pessoas capacitadas para tais postos. Sendo assim, as instituições de ensino passaram a se abrir para o público leigo, mas com forte presença de membros da Igreja que lecionavam em tais instituições.

A Educação no Brasil começa com a chegada dos portugueses, quando os padres assumiram o papel de catequistas e professores dos índios. Assim, a história tem seu início marcado pela relação estabelecida entre religião e letramento, até que os jesuítas foram expulsos do país em 1759.

padre José de Anchieta

Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo. No entanto, ele também aprendeu o guarani, língua falada na época e que fazia parte da cultura indígena.

Como era a escola a partir dos anos 30 no Brasil:
Meninos e meninas frequentavam escolas diferentes, pois as turmas não eram mistas e a educação feminina era entendida como desnecessária e por isso poucas meninas estudavam. A primeira coisa que faziam em sala de aula era cantar o hino nacional.

Ao menos na memória das pessoas mais velhas, nos anos 1950, a escola dita “de qualidade“ era a escola pública. Era nela que se depositava a excelência do aprendizado, principalmente no nível secundário, de onde saía a elite mandatária mais qualificada.

Portanto, é difícil dizer um nome que inventou a escola, pois há muitas contribuições de muitos em seu caminho. Enquanto a invenção das escolas remonta a cerca de 500 EC e 400 dC na Grécia Antiga (Academia), Índia (Gurukuls) e Europa, a invenção ou desenvolvimento de escolas nos Estados Unidos.

A escola de 100 anos atrás era, na maior parte das vezes, precária, com professores mal qualificados e em quantidade insuficiente. Ao mesmo tempo, priorizava e incentivava algumas virtudes, como o senso de hierarquia, a capacidade de concentração, a disciplina e o autocontrole.

A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...

Origem. A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.

Anísio Teixeira

No entanto, desde a década de 1930, o educador, jurista e escritor brasileiro Anísio Teixeira já lutava por esses ideais. Ele é considerado o criador do sistema público de educação no país.

O primeiro grande marco na história da educação infantil veio com a Constituição de 1988, que reconheceu – pela primeira vez – a creche e a pré-escola como parte do sistema educacional no país.

Abdul Mohammad She'rani com seus quatro alunos. E a mídia social fez algo realmente milagroso pela vila e pela escola. A imprensa iraniana e até mesmo a CNN falaram sobre esta vila, e o governo os ajudou com a construção de uma estrada e outras benfeitorias. A UNESCO reconheceu [En] a escola como a menor do mundo.

A maior nota do Ideb 2021 (9,1) foi da Escola de Ensino Fundamental Joaquim José Monteiro, na cidade de Cruz, no Norte cearense; seguida pelo Centro de Educação Infantil e Fundamental (CEIF) Edval Araújo da Silva, que obteve 8,9 no índice. Considerando os anos finais, 70 das 100 melhores escolas do Brasil são do Ceará.

Conheça as melhores escolas de educação do mundo

  • Stanford Graduate School of Education.
  • Harvard Graduate School of Education.
  • Teachers College, Columbia University.

Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano (7 a 11 anos de idade)