Qual e a estação mais chuvosa do ano?

Perguntado por: ugaspar . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Verão

Verão: representa a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos.

Resposta verificada por especialistas. Normalmente, os meses mais chuvosos do ano dentro do Brasil são equivalentes a Dezembro, Janeiro e Fevereiro, dentro do período do verão.

O segundo mês do verão climático (trimestre dezembro a fevereiro) marca, assim, o auge da estação com muitos dias quentes e chuva principalmente de natureza convectiva, ou seja, associada ao quente e úmido.

Mawsynram

Vilarejo de Mawsynram, no noroeste da Índia, é o mais úmido do planeta. Legenda da foto, Para um habitante do sudeste brasileiro hoje a descrição pode soar como o paraíso, mas o vilarejo de Mawsynram, na Índia, sofre com chuvas torrenciais constantes e o maior índice pluviométrico médio do planeta.

O título de lugar mais chuvoso do mundo vai para Mawsynram, no estado de Meghalaya, na Índia. Recebe uma média surpreendente de 11.971 mm de chuva por ano.

dezembro de 2022

Números do Cepagri da Unicamp apontam que o mês de dezembro de 2022 já é o mais chuvoso do ano, após ultrapassar os 313mm registrados em janeiro de 2022. Superou, também, a média histórica para o mês que é de 202,8mm. Bruno Bainy, pesquisador do Cepagri da Unicamp, fala sobre esses números.

outono

O outono é caracterizado por ser uma estação fria e seca. A sua principal qualidade é a diminuição gradativa das temperaturas assim como do regime de chuvas.

O Inverno no Hemisfério Sul começou hoje (21 de junho de 2022), às 06h14 e termina no dia 22 de setembro às 22h04 (Horário de Brasília). Publicado em 28/06/2022 13h00 . Última modificação 30/06/2022 15h22 .

Já para o início da safra de verão 2022/2023, considerando os meses de setembro, outubro e novembro (Figura 1), o prognóstico climático aponta o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas ...

Julho é tipicamente o mês mais quente do ano no mundo, mas julho de 2021 se superou como o julho e o mês mais quente já registrado. Esse novo recorde contribui para o caminho perturbador e disruptivo que as mudanças climáticas estabeleceram para o globo.”

Continuamos com a atuação do fenômeno Lã Niña neste mês de fevereiro. O fenômeno tende a diminuir a chuva sobre parte do Centro-Sul do Brasil, e o estado do Rio Grande do Sul é o que mais vai sentir os efeitos dessa redução nas precipitações.

Urupema

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

Um deles são os Vales Secos da Antártica, um território de quase 5.000 km² sem gelo. Samuel Biener Meteored Espanha 17 Out. 2021 6 min Nos Vales Secos da Antártica, as chuvas são inexistentes e os ventos catabáticos evaporam toda a umidade do ambiente.

Um lugar onde não chove há dois milhões de anos são os vales secos no leste da Antártica. É uma area de 5.000 km2 e não tem praticamente umidade. É um ambiente muito estranho e o que mais se parece com Marte, devido à baixa temperatura e à pouca umidade, Lá fica uma base americana, chamada McMurdo.

Cabaceiras tem poucas chuvas e é conhecida pelo cinema
Localizada em uma área de clima semiárido, é a cidade onde menos chove no Brasil.

1. A cidade mais chuvosa do planeta encontra-se na Colômbia, Lloró, uma pequena cidade a 45 quilômetros da capital do departamento Quibdó e a 69 metros sobre o nível do mar. Sua precipitação anual média de 13.300 mm, uma média de 280 dias de chuva ao ano; 2.

Seropedica - RJ. Situação do clima atual: Tempestades. Máximas de 86 a 32.22 graus e mínimas de 70 a 74°F.

As chuvas continuarão caindo no início de 2023 em grande parte do país, principalmente na área que vai do Norte até o Sudeste, passando pelo Centro-Oeste. No entanto, o calor diminuirá bastante a partir da quarta-feira (4) e pelos próximos dias.

Março é o último mês do verão e as médias históricas de chuva têm grande redução, em relação à janeiro, sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Mas para a porção norte do Nordeste e do Norte do Brasil, março é um mês de muita chuva e em algumas áreas é o pico da estação chuvosa.