Qual foi o jogador que fez mais gol em um ano?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Em 1959, já campeão mundial, o Rei marcou 126 gols durante a temporada, entre jogos pelo Santos e pela Seleção Brasileira. A FIFA considera esse o maior número de gols marcados por um só jogador em um ano.

Não se tem notícias de algum outro jogador que tenha marcado tantos gols quanto Pelé. No total, são 1.281 gols reconhecidos pela Fifa, recorde que já dura quase 40 anos e que parece ser praticamente impossível de ser quebrado.

Lionel Messi - 793 gols
É claro que o maior artilheiro da história da seleção argentina e do Barcelona estaria nesta lista. São 672 gols com a camisa azul-grená, 23 gols com o PSG e outros 98 com a Albiceleste. No total, Lionel Messi balançou 793 vezes as redes em jogos oficiais.

Na ocasião, ele fez o 2º gol da vitória por 3 a 1 do Barça sobre o Valladolid, por LaLiga. Com a bola na rede, ele chegou a incríveis 91 tentos no ano calendário de 2012, uma marca simplesmente absurda.

No total de sua carreira, Neymar tem 435 gols defendendo PSG, Barcelona, Santos e seleção brasileira principal. A seguir, a GOAL mostra como os tentos do craque estão divididos até o momento.

De acordo com a IFFHS, é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, tendo marcado 765 gols em 812 partidas. No total foram 1283 gols em 1363 jogos (incluindo amistosos não-oficiais), um recorde mundial do Guinness.

Não há um consenso sobre a contagem de gols de Pelé. Ele e o livro dos recordes contabilizam 1283, enquanto outros consideram 1281, números que englobam feitos jogos em campeonatos, amistosos e partidas festivas.

O gol mais rápido da história da Copa do Mundo foi marcado pelo turco Hakn Sukur, em 2002. Ele precisou de apenas 11 segundos para marcar em jogo contra a Coreia.

Um novo recorde da mais longa partida de futebol já realizada foi estabelecido na Inglaterra na madrugada desta sexta-feira. O jogo beneficente ocorreu em Southampton, na costa sul iglesa, e durou nada menos do que 102 horas, uma mais do que o recorde anterior.

Dessa forma, o jogador ultrapassou Neymar e Gabigol, que marcaram 43, nos anos de 2012 e 2019, respectivamente, como o atleta com mais gols em uma temporada no Brasileirão desde 2006.

Cristiano Ronaldo e Messi estão mais que acostumados a comparações. A dupla dominou por mais de uma década o título de melhor jogador do mundo: o português levou o prêmio da Fifa cinco vezes, enquanto o argentino somou seis condecorações no período entre 2008 e 2019.

Nem Lewandowski. Muito menos Cristiano Ronaldo. O goleador de 2022 foi Kylian Mbappé. O atacante da França e do PSG terminou o ano com 56 gols pelo clube e pela seleção e liderou o topo da artilharia mundial, considerando apenas times das primeiras divisões.

Na lista dos jogadores com mais assistências por seleções no século 21, Neymar está à frente do argentino Messi, seu companheiro de PSG. São 53 do brasileiro contra 48 do camisa 10 da Argentina. Já Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro por seleções na história (com 117 gols), é o terceiro da lista, com 41 assistências.

Lionel Messi foi o jogador que deu mais assistências no ano de 2022, incluindo todos os compromissos por clube e por seleção. O atacante do Paris Saint-Germain e da Argentina deu 30 últimos passes para gols em 51 jogos.

Pelé, o Rei do Futebol, jogou profissionalmente entre 1956 e 1977. Durante 21 anos, anotou 1282 gols, sendo 762 em partidas oficiais de competição. Pelo seleção brasileira, Pelé anotou 77 gols e foi igualado somente em 2022 por Neymar, durante a Copa do Mundo do Qatar.

Um gol de cabeça. Passados nove anos, o atacante foi capitão em 23 oportunidades e tem 61 gols marcados com a camisa canarinho, um a menos que Ronaldo. O ex-jogador é o segundo maior artilheiro do Brasil em jogos oficiais (sem contar amistosos contra seleções 'combinadas') com 62 gols.

Messi comanda Barcelona e chega a 50 gols no Espanhol.

Cristiano Ronaldo, o incrível futebolista português e capitão da Seleção de Portugal atua como avançado, sendo impressionantes os seus múltiplos recordes de golos e de outros feitos ao serviço do Manchester United, Real Madrid e Juventus.

Os seus números impressionam: 224 gols defendendo o Flamengo, Santos, Internazionale, Benfica e seleção brasileira principal. Desta forma, a GOAL mostra para o leitor como os tentos estão divididos até o momento.