Qual é a favela mais perigosa de São Paulo?

Perguntado por: vassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Capão Redondo

Quem vive no Capão Redondo, na Zona Sul da cidade de São Paulo, corre mais risco de sofrer assaltos do que em qualquer outro lugar da capital paulista, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP).

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

Pari é o bairro mais violento de São Paulo segundo o Instituto Sou da Paz.

O Jardim Ângela, na periferia de São Paulo, é o bairro mais negro da cidade. 60% das pessoas que moram na região são pretas ou pardas.

Campos Elísios, Consolação, Itaim Bibi e Pinheiros são algumas das regiões que tiveram maior aumento neste tipo de crime, como mostra levantamento feito pelo 'Estadão'

Itaim Bibi

Itaim Bibi
Em São Paulo, a média do preço do metro quadrado em 2021 é de R$ 9.366, de acordo com o índice recente do mercado imobiliário. Porém, o bairro Itaim Bibi é um dos mais caros da cidade, chegando a mais de R$ 16 mil o metro quadrado.

Quais são os bairros mais seguros de SP?

  • Perdizes. Perdizes é um bairro tradicional e bastante valorizado na Zona Oeste, com um entorno repleto de infraestrutura. ...
  • Moema. A região de Moema tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. ...
  • Brooklin. ...
  • Lapa. ...
  • Mooca.

A não ser que você tenha MESMO que ir, não vá à 25 de Março, em São Paulo. Ainda mais se for final de semana. É simplesmente horrível, com gente demais, barulho demais e nem tantas coisas para aproveitar em termos de compras. E cuidado com os batedores de carteira.

Jardim São Luís

Desenvolvimento social do Jardim São Luís
Com o passar do tempo, o Jardim São Luís cresceu e os problemas sociais também, tanto que já foi considerado o bairro mais violento do mundo.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”. Desde que chegaram, não tiveram que intervir em nada mais que “brigas matrimoniais e algumas discussões de bêbados”, acrescentam.

O ranking das dez maiores favelas do Brasil pela prévia do Censo 2022 inclui, ainda, Rio das Pedras (Rio de Janeiro), Beiru/Tancredo Neves (Salvador), Heliópolis (São Paulo), Paraisópolis (São Paulo), Pernambués (Salvador), Coroadinho (São Luís), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (Manaus) e Comunidade São Lucas (Manaus ...

As favelas de São Paulo apresentam situações bastante diversas. Enquanto algumas delas possuem indicadores de acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo praticamente universalizadas, em outras a situação é similar a de Melgaço, no Pará, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Quando falamos em rankings específicos de segurança pública, considerando os baixos índices de homicídios e mortes no trânsito, São Paulo, em SP, se destaca em primeiro lugar. Em seguida aparecem, respectivamente, Santos e Mauá, ambos municípios também paulistas.

Zona Sul

Atualmente as favelas estão localizadas principalmente na Zona Sul (796), seguido pelas zonas: Norte (373), Leste (372), Oeste (91) e Central (4).