Qual é a favela mais perigosa do Brasil?

Perguntado por: shilario . Última atualização: 1 de março de 2023
4.2 / 5 16 votos

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

Rocinha

As mais perigosas, classificadas como vermelhas, foram a Rocinha, o Complexo do Alemão, Cidade de Deus, São João e Camarista Méier. Nelas, os bandidos resistiram à ocupação permanente pela polícia e os níveis de confrontos e tiroteios são altos.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”. Desde que chegaram, não tiveram que intervir em nada mais que “brigas matrimoniais e algumas discussões de bêbados”, acrescentam.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

São Paulo tem 2.087 favelas, o equivalente a 33% das favelas nacionais, e o Rio tem 1.332 (21%), mas as características desses locais de moradia são muito distintas nos dois Estados.

De acordo com o levantamento, Pari, Brás e Santo Amaro são os bairros mais expostos à violência.

Jardim São Luís

Só no Jardim São Luís, mais de 25% das casas estão em favelas. Com o passar do tempo, o Jardim São Luís cresceu e os problemas sociais também, tanto que já foi considerado o bairro mais violento do mundo.

Bairros perigosos São Paulo

  • Parelheiros.
  • Capão Redondo.
  • Jardim das Imbuias.
  • Jaraguá
  • Casa Verde.
  • itaim paulista.
  • parque santo.
  • Campo Limpo.

No Recreio dos Bandeirantes e na Barra da Tijuca a sonegação lidera como principal delito. Já na Zona Norte, alguns bairros como Irajá e Madureira seriam alvos de assaltos. Outras localidades como Méier e parte da Grande Tijuca estariam entregues ao tráfico de drogas.

Rocinha

Visite à Rocinha, a favela mais famosa do Brasil em Rio de Janeiro - 2023 - Sympla.

A região mais violenta da cidade em 2022, segundo os dados do ISP, foi a formada pelos bairros de Bangu, Gericinó, Padre Miguel e Senador Camará. Esses foram os lugares com o maior índice de homicídios da capital fluminense.

A Favela da Rocinha é um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro, ainda possui muitos traficantes misturados aos moradores. Não vale a visita.

Favela Chapéu Mangueira
Atrai muitos visitantes por oferecer vistas incríveis. Do alto do morro é possível ter um ângulo perfeito do Pão de Açúcar. Além disso, a famosa pedra oferece uma abertura incrível para contemplar a praia Vermelha de um lado e do outro o Flamengo.

Favela Rocinha

Cristo Redentor over Favela Rocinha - Foto de Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.

Todos os bairros que descreveu são bons, mas o que tem menos índices de assalto ainda é a Barra da Tijuca. Lá não tem favela e nem morro e por isso o número menor de incidentes, mas não ache que não tenha, pois em jacarepaguá, bairro próximo, tem favelas e isso traz pra cá alguns meliantes.

Johnny Bravo

Johnny Bravo, de 36 anos, é chefe do tráfico na Rocinha e está foragido. Informações de inteligência da Polícia Civil indicam, ainda, que Johnny Bravo matou um integrante de sua quadrilha, identificado como Patrick, por suspeita de estar se relacionando com a sua esposa.

Rocinha

Dados preliminares do Censo 2022 revelam que região do Sol Nascente tem 32.081 domicílios, enquanto, na Rocinha, há 30.955.

PCC

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

São os casos de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, Guararema, em São Paulo, e Seropédica, no Rio. Das regiões metropolitanas, Belo Horizonte e Curitiba são as que têm mais "ilhas" sem favelas.

Morro da Providência

A primeira favela brasileira estava localizada onde hoje é o Morro da Providência. Os primeiros moradores do local dividiram o espaço com os ex-combatentes da Guerra de Canudos que, ao voltarem para o Rio de Janeiro, não foram tratados como heróis.

A cidade mais segura do Brasil com mais de 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência 2019, é Jaú, localizada na região central do estado de São Paulo, a aproximadamente 300 km da capital. Jaú tem 146.338 habitantes e, ao longo de 2017, ano em que foram colhidos os dados, houve 4 homicídios.