Qual é a melhor flor para produção de mel?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

O mel proveniente das flores de canudo-de-pito já foi eleito o melhor do mundo e pode vir a ser mais um produto catarinense a receber o reconhecimento de indicação geográfica.

As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.

Os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais - como local do apiário próximo a flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação migratória.

Para espantar as abelhas, você pode plantar, no jardim ou em vasos dentro de casa, algumas plantas cujo odor é desagradável para esses insetos:

  • Louro.
  • Hortelã-verde.
  • Menta.
  • Jasmim.
  • Citronela.

Mandaçaia: ocorre no sul até o nordeste, mas pode aparecer em outras regiões. Também se trata de uma abelha com tamanho maior que a Iraí e a Jataí, mas igualmente mansa. O mel da mandaçaia é um dos mais gostosos porque é doce, mas sem ser enjoativo.

Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

Quanto tempo dura a Flor de Mel? Como mencionado no começo do artigo, a Flor de Mel é uma planta anual e, por isso, suas flores duram durante o verão, primavera e parte razoável do outono. Depois disso, suas folhas caem e voltam a crescer apenas nas próximas estações.

É uma árvore muito importante para quem cria abelhas,pois suas pequenas flores são altamente atrativas para as abelhas,que além do néctar e pólen,retirados das flores,também encontram(no caule),uma resina muito atrativa,perfumada e muito utilizada na mistura com cera,(formando o cerume)essa resina,também é utilizada ...

Árvores melíferas são aquelas que atraem abelhas e, justamente por isso, plantar essas árvores contribui positivamente para a biodiversidade local.

As plantas podem ser classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

A margem de lucro é alta, com um custo que representa em torno de 25% da produção final. Além disso, o apicultor tem a vantagem de trabalhar com uma espécie que contribui para o equilíbrio do meio-ambiente. Porém, cuidados com questões técnicas, sanitárias e de mercado são essenciais nesse negócio.

Na apicultura tradicional, o produtor colhe o mel apenas uma vez por ano, sendo cerca de 15 quilos por colmeia. Já na apicultura migratória, ele pode conseguir até três vezes mais. O produtor garante que a prática gera diversificação na cor, no sabor e no cheiro do mel.

Segundo esses profissionais, a primeira colheita de mel pode ser obtida a partir do 12º mês de criação das abelhas.

A rainha será maior e mais estreita do que todas as outras abelhas. Procure a abelha com abdômen pontiagudo. O abdômen de uma abelha fica na parte inferior do corpo, perto do ferrão. A rainha tem um abdômen mais pontudo, diferente das abelhas comuns, que têm um abdômen mais arredondado.

Uma forma comum de atrair sua visita é fornecendo o néctar de água com açúcar. Preparar o néctar é muito fácil, é preciso se atentar apenas na proporção: misture 1/2 xícara de açúcar para 2 xícaras de água filtrada ou destilada. Mexa até que os cristais de açúcar se dissolvam.

A melhor pastagem para as abelhas é constituída por pastos sujos e áreas de preservação, onde a diversidade das plantas silvestres que neles vegetam florescem praticamente o ano todo.

Além da cera, existem algumas outras coisas que podem ser colocadas dentro da caixa isca, para atrair as abelhas desejadas, como extrato de própolis, ou o próprio mel puro. Colméias velhas anteriormente usadas por outros enxames são também bem atraentes para as abelhas em vias de enxameação.