Qual é a fruta que não tem ácido?

Perguntado por: alancastre6 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Na verdade, esse grupo é subdividido em duas categorias de frutas não ácidas: as mais doces (como abacate, manga, pera, banana, melão, maçã e coco) e as oleaginosas (como damasco, ameixa seca e figo).

As frutas não ácidas são aquelas que não possuem os ácidos na sua composição, podendo ter uma característica mais doce. Essas frutas são excelentes antioxidantes, promovem a saciedade, evitam cãibra, são excelentes para combater a azia.

Quando está acima de 7, é considerado alcalino e abaixo de 7, ácido. Os alimentos alcalinizantes são vegetais frescos: brócolis, espinafre, couve-flor, pepino, cenoura, batata, dentre outros. Frutas: limão, abacate, mamão, maçã, melão, melancia, laranja, uva.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

frutas: maçã, banana, pera, mamão e melão são as mais indicadas. Por isso, devem ser consumidas de duas a quatro frutas todos os dias; batata: reduz a acidez, azia, queimação e dor, diminuindo o processo inflamatório; gengibre: tem ação anti-inflamatória e bactericida, podendo atuar no controle de H.

Sucos de maçã, pera, melão, melancia e uva são mais alcalinos e muito benéficos à saúde — exemplifica.

Algumas verduras e legumes, como o tomate, o alho e a cebola, podem piorar a acidez, mas foi demonstrado que algumas outras, como brócolis, pepino e espinafre, até neutralizam diretamente a acidez2,5_7. Também foi sugerido que o mamão ou o suco de mamão ajudam a reduzir os sintomas de acidez.

Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los. Assim como qualquer outro alimento, é importante escolher bem as bebidas, especialmente após uma refeição.

Potássio aumenta o conteúdo de ácidos orgânicos no suco, reduzindo a relação SST/Acidez. Assim, um correto uso de potássio é importante e difere na produção de laranjas doces, tangerinas, ou lima ácida.

Pouco ácidos (pH maior que 4,5): feijão, brócolis, couve-flor, alface, cebola vermelha, peixe, manteiga, milho, leite, queijo e ovo. Ácidos (pH entre 4 e 4,5): beterraba, tomate, pimentão vermelho, cerveja, uva verde e uva roxa.

Café da manhã para quem tem gastrite: o que comer?

  • Frutas (não ácidas);
  • Ovos;
  • Chás claros;
  • Queijos brancos ou com baixo teor de gordura;
  • Iogurte semidesnatado.

Frutas cítricas ou ácidas: por exemplo, abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva. Frutas semi-ácidas: caqui, maçã verde, maracujá, goiaba, pera, carambola.

O ácido málico possui diversos benefícios. As maçãs por exemplo, são as frutas com maior quantidade desse ácido orgânico em sua composição. Este é um componente bem natural de legumes e de frutas, na qual o organismo produz diariamente a quantidade necessária.

Vegetais
Os vegetais frescos, como aspargos, alface, tomate, alho, couve-flor, pepino, cenoura, espinafre, brócolis e batata, são alimentos alcalinizantes pois a digestão destes contribui para diminuir os resíduos ácidos no organismo, evitando o surgimento doenças como diabetes ou aterosclerose.

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

Chá de hortelã
A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

Leite e iogurte desnatado e queijos magros
Por isso, vale fazer o teste, mas é importante que seja leite desnatado, praticamente sem gorduras. Já o iogurte desnatado e queijos magros, por serem fermentados, têm caráter ácido, por isso estimulam muito menos a produção de ácido clorídrico.

Pode sim! Precisa tomar cuidado apenas na forma de preparo desses alimentos para evitar colocar condimentos e gorduras ruins!

Alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e kiwi, possuem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger a mucosa do estômago. Alimentos probióticos, como iogurte e kefir, ajudam a equilibrar a flora intestinal e a reduzir a inflamação no estômago.