Qual é a função de um diodo?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Dizemos que o diodo funciona como uma chave fechada (resistência zero) para uma polaridade da tensão de entrada e como uma chave aberta (resistência infinita) para a polaridade oposta. Sendo assim, a função do diodo em um circuito é deixar passar a corrente elétrica em apenas uma polaridade.

Um diodo é um componente produzido com materiais semicondutores, dessa forma, o mesmo pode agir como um condutor ou um isolante de acordo com o sentido da corrente que percorre o seu corpo. Entenderemos isso mais adiante. O diodo é um componente extremamente útil e age comumente como um retificador de circuito.

Os diodos retificadores são dispositivos condutores de energia elétrica, compostos por um terminal positivo e outro terminal negativo. Essas características permitem aos diodos retificadores realizar a transferência de energia, transformando corrente alternada em corrente elétrica contínua.

Os diodos de potência são dispositivos semicondutores capazes de conduzir corrente elétrica em apenas um sentido, sua característica funcional é simplesmente permitir a passagem de corrente elétrica ou não, podemos dizer que eles trabalham como uma chave aberta ou como uma chave fechada.

diodo retificador

Existem vários tipos de diodos para as mais diversas aplicações, mas sem sombra de dúvida o diodo mais utilizado no mundo da eletrônica é o diodo retificador! Isso é facilmente explicado visto que ele atende a maioria das aplicações utilizadas em projetos eletrônicos.

Ao contrário da condução em polarização direta, a avalanche é um grande problema, pois, ela acontece quando a tensão VAK reversa é muito grande (na ordem de centenas ou milhares de volts). Assim, quando o diodo conduz ele dissipa muita potência (lembre-se que P = V*I) e ele acaba queimando!

Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo. Deste modo, o diodo permitirá a passagem da corrente elétrica somente nos momentos de semiciclo positivo.

Coloque o condutor positivo em um dos pinos e o condutor negativo no outro. Se o LED acender, o condutor positivo está tocando o pino positivo (ânodo) e o condutor negativo está tocando o pino negativo (cátodo). Se ele não acender, os condutores estão tocando os pinos opostos.

Para diodos de silício, geralmente os mais comuns, a queda de tensão direta do diodo é de cerca de 0,7 volts (V). Diodos são dispositivos que passam corrente elétrica em uma única direção e, portanto, podem ser vistos como uma espécie de válvula unidirecional para elétrons.

O diodo é um dispositivo elétrico semicondutor que tem a característica de permitir a passagem de corrente apenas em um sentido. Esta característica o torna indispensável para uma série de aplicações, como circuitos retificadores por exemplo.

Tipos de diodos

  • Diodo Gunn. São utilizados em electrônica de alta frequência e caracterizam-se por uma resistência negativa sob certas condições. ...
  • Diodo Varicap ou varactor. ...
  • Diodo LED. ...
  • Diodo laser. ...
  • Diodo Zener. ...
  • Diodo Schottky. ...
  • Diodo Shockley.

Como funciona o retificador do alternador? O diodo retificador tem a função de retificar a corrente alternada gerada no conjunto estator e rotor, transformando-a em corrente contínua.

O diodo de sinal é um tipo de diodo com comutação de alta velocidade, ele possui um baixo valor de capacitância, que permite ao diodo de sinal um baixo tempo de resposta.

  • 1) Diodo Retificador. Os diodos retificadores são conhecidos por serem dispositivos capazes de conduzir energia elétrica e são compostos por dois terminais, um negativo e o outro positivo. ...
  • 2) Diodo Schottky. ...
  • 3) Diodo Emissor de Luz (LED) ...
  • 4) Diodo Túnel. ...
  • 5) Diodo Zener. ...
  • 6) Diodo Gunn. ...
  • 7) Diodo Pin. ...
  • 8) Fotodiodo.

Corrente reversa de fuga – É uma pequena corrente que circula pelo diodo quando ele está polarizado reversamente, ou seja, o diodo não deveria conduzir, mas devido às impurezas do material existe essa pequena fuga, quase desprezível.

O diodo zener difere do diodo convencional pelo fato de receber uma dopagem (tipo N ou P) maior, o que provoca a aproximação da curva na região de avalanche ao eixo vertical. O mesmo pode funcionar polarizado diretamente ou inversamente.

No modelo, o diodo se comporta como um curto-circuito quando atravessado por uma corrente que vai do anodo para o catodo, chamada de corrente direta, e como um circuito aberto quando há uma diferença de potencial negativa entre seus terminais.