Qual é a função de um rei?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Na monarquia, forma de governo vigente no Brasil antes da proclamação da república, o país é governado pelo rei, ou monarca, que exerce a função de chefe de Estado sem limites de poder ou tempo. Não há eleição, o poder decorre da hereditariedade, apenas integrantes da família real podem chegar ao cargo de rei.

Monarquia é uma forma de governo em que um monarca (tal como um rei ou imperador) exerce a função de chefe de Estado e mantém-se em tal cargo até a sua morte ou abdicação.

Rei é uma pessoa ligada à política, ao domínio, ao poder, à lei. Ser rei ou presidente é o desejo de muitas pessoas com projetos às vezes ligados a grupos de interesses, que acreditam estar representando o desejo de toda uma nação.

A Chefia da Casa Imperial do Brasil, portanto a primeira posição na linha de sucessão ao título de "Imperador" cabe ao seu irmão mais velho, Dom Luiz. Atualmente, sempre representando seu irmão, Dom Bertrand tem encabeçado o movimento monarquista e comparecido às palestras, eventos e manifestações.

Nela, é apresentada uma Chefia de Estado – representada pela Coroa – e uma Chefia de Governo – representada pelo cargo de Primeiro-Ministro. O rei/rainha ocupa o cargo de monarca e de comando do Reino Unido, além dos 56 países da Commonwealth (Comunidade das Nações, em português), que reúne antigas colônias britânicas.

De acordo com a prima do príncipe, Lady Pamela Hicks, o motivo pelo qual não dividem a mesma cama é para terem mais conforto: “Você não quer ser incomodado por alguém roncando ou jogando a perna para lá e para cá. E aí, quando está mais carente, divide o quarto. É ótimo ter a chance de escolher.”

Vida de Rei, de senhor feudal e de padre
Moravam nos castelos mais impressionantes, tinham criados para tudo e se sustentavam graças aos impostos pagos pelos senhores feudais. Acreditava-se que o rei era um representante da vontade divina e, por isso, recebia todos esses privilégios.

Príncipe é uma noção que deriva de princeps (termo latino) e que se costuma referir ao herdeiro de uma Coroa. O príncipe, por conseguinte, é quem sucederá ao rei no trono e se tornará no soberano de uma região quando o monarca actual morra ou abdique/renuncie.

No Reino Unido, o monarca é o chefe de Estado com um papel cerimonial e estritamente apolítico, cabendo-lhe nomear o primeiro-ministro indicado pelo Parlamento e assinar formalmente as leis aprovadas pelo Legislativo (desde 1708, o consentimento real nunca foi negado) e as nomeações oficiais.

A rainha pode decidir se enviará ou não tropas militares para uma região de conflito armado. Em 2022, a monarca de 95 anos completa sete décadas como líder do trono.

Na Europa, países como Bélgica, Dinamarca, Espanha, Holanda Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega e Suécia são monarquias. No Oriente Médio, a lista inclui Arábia Saudita, Catar e Kuwait, entre outros. Na Ásia, o exemplo mais conhecido é o do Japão.

Eles eram os homens mais velhos da comunidade e, por causa da sabedoria e a natural honra, se tornaram administradores. Mas, de forma geral, sempre tiveram a função de intervir nos interesses da família, do clã e da comunidade.

O rei é o chefe de Estado. De maneira geral, ele é um soberano do reino com poderes monárquicos. O único título acima do patamar de um rei é o de imperador.

Feminino: rainha. Plural: reis. Origem etimológica:latim rex, regis. Feminino: rainha.