Qual é a função de uma variável?

Perguntado por: lnovaes6 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Dizemos que uma variável y é função de outra variável x, quando y = f(x), isto é, cada valor do domínio x corresponde a um ou mais valores em y. Exemplos: A área do círculo é uma função do seu raio. A área do quadrado é uma função do seu lado.

Variável pode ser entendida como uma classificação ou uma medida; uma quantidade que se altera em cada caso ou unidade de estudo. Uma propriedade no objeto de estudo que pode ser medida e enumerada. Variável é, convencionalmente, um elemento representante do conjunto de todos os resultados possíveis de um fenômeno.

Função é uma relação de um conjunto não vazio em outro conjunto também não vazio, em que cada elemento do primeiro conjunto relaciona-se com um único elemento do outro. As representações mais comuns das funções ocorrem no plano cartesiano. Estabelecemos uma função quando relacionamos uma ou mais grandezas.

Quais são os tipos de variáveis em uma pesquisa? De maneira geral, as variáveis podem ser divididas em dois grandes grupos: as quantitativas e as qualitativas. Essas são as classificações mais utilizadas em pesquisas de mercado.

Tipos de variáveis
float: Variável numérica do tipo decimal. double: Variável numérica do tipo decimal de precisão dupla. char: Variável que representa um caractere do tipo texto.

Entretanto, as variáveis podem ser compostas, formadas por uma ou mais posições (campos ou entradas), podendo armazenar um ou mais dados. As variáveis compostas são classificadas em homogêneas (vetoriais) ou heterogêneas (registros).

As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas.

Criando variáveis
Para criar uma variável utiliza-se var (opcional) e, para determinar o seu valor, o operador de atribuição ( = ). Para facilitar a compreensão do código, deve-se sempre escolher um nome que identifique o tipo de dado a ser armazenado.

Essas variáveis podem ser de dois tipos:

  1. Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante.
  2. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados.

As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. As variáveis quantitativas se caracterizam por ser numericamente mensuráveis, como idade, altura, peso. Estas podem contínuas quando assumem valores pertencentes a um intervalo de números reais como, por exemplo, estatura e peso.

Variáveis Lógicas
Possuem apenas dois valores possíveis: verdadeiro ou falso. São usadas geralmente em instruções de controle.

As negociações são condicionadas por três variáveis básicas: a informação, o poder e o tempo, que aparecem isoladamente ou simultaneamente, nos seus vários momentos.

Variáveis qualitativas – são aquelas cujos valores podem ser separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma característica não numérica. Por exemplo: sexo (masculino e feminino), cor dos cabelos (preto, loiro, ruivo, castanho, etc).

O que são as variáveis na programação? Variável é o nome utilizado para definir um ou mais valores que são manipulados pelos programas durante a sua operação. O nome “variável” é utilizado por ser um tipo de conteúdo que pode apresentar diferentes valores enquanto o sistema está em execução.

Um jeito prático de descobrirmos se o gráfico apresentado é ou não função, é traçarmos retas paralelas ao eixo do y e se verificarmos se no eixo do x existem elementos com mais de uma correspondência, aí podemos dizer se é ou não uma função, conforme os exemplos acima.