Qual é a importância de uma carta?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Cartas são utilizadas desde os primórdios para realizar comunicação formal e informal entre as pessoas. Continuamos escrevendo cartas para contar novidades, trocar informações e com elas, conseguimos enviar e receber notícias de familiares e amigos.

A carta escrita a mão carrega muito mais do que palavras. É troca de amor e de dor, de alegria e tristeza, de sabedoria e aprendizado, de mudança e permanência. Enfim, é veículo de sentimentos reais. Certamente, não é comparável a um e-mail, mensagem de WhatsApp, SMS.

Tipos de carta

  • Carta pessoal: estabelece comunicação entre pessoas próximas ou com vínculo individual. ...
  • Carta empresarial ou comercial: é aquela que veicula no ambiente profissional e estabelece comunicação entre diferentes profissionais. ...
  • Carta oficial ou pública: é o documento utilizado nas instituições públicas.

A carta aberta é uma forma de inserir a população no debate público. A carta aberta é uma modalidade de texto que tem como principal função o direcionamento, questionamento ou solicitação socialmente relevante advinda de um indivíduo ou grupo a outra pessoa ou instituição.

A carta aberta é muito semelhante a uma carta comum, possui remetente e destinatário, data, local e assinatura, bem como uma mensagem direta, direcionada objetivamente do autor para o leitor.

Não se sabe ao certo quando elas surgiram, mas os reis do antigo Oriente Médio já escreviam cartas. Por ser também um dos registros mais antigos, alguns estudiosos apontam, inclusive, que a carta é a mãe de todos os gêneros textuais, ao lado dos mitos e contos populares.

Local: colocar cidade da qual se está escrevendo a carta no canto esquerdo superior da página. Data: colocar data do dia em que se escreve a carta ao lado do nome da cidade, separado por vírgula. Saudação: expressão, no centro ou canto da página, indicando um cumprimento.

As Cartas do Egito Antigo
Da mesma forma que o Oriente Próximo, as cartas Egípcias eram escritas em tábuas de argila e em papiro. Algumas dessas cartas eram esculpidas em estelas de pedra e escritas em vários idiomas, em particular o Acadiano.

1. Escrito fechado que se dirige a alguém. 2. Nome de certos documentos oficiais que contêm despacho, provisão, licença, etc.

A carta é um gênero textual dialógico, ou seja, ela tem como principal objetivo estabelecer uma conversa entre dois interlocutores específicos. Assim, a carta pode ser utilizada na comunicação entre amigos e familiares (carta pessoal), obtendo um caráter mais subjetivo e informal.

A sensação é agradável, pois as cartas carregam em si um pouco de quem as escreveu. Pensar na frase certa, no verbo e na expressão de cada linha é um exercício e tanto. Decifrar as ideias, os sentimentos e desejos a serem desvendados nas entrelinhas, a expectativa aguardando as próximas missivas é uma emoção diferente.

O papel que utilizamos nos dias atuais foi inventado 100 anos depois do nascimento de Cristo por um chinês chamado T'sai Lun.

Existem diversas opções de expressões de despedida formais e corteses:

  1. Atenciosamente,
  2. Cordialmente,
  3. Respeitosamente,
  4. Atentamente,
  5. Grato,
  6. Saudações,
  7. Melhores cumprimentos,

Ao escrever uma carta para Deus, você é capaz de se concentrar e manter a organização dos pensamentos. Pense sobre um item de oração por vez e escreva sobre ele na carta. Não mova para o próximo tópico até você terminar de escrever sobre o primeiro. A Bíblia diz que devemos orar incessantemente todos os dias.

b) A carta é destinada à Vossa Majestade D.
c) A carta solicita punições aos indivíduos que frequentemente cometem delitos na capital. Estão entre eles: pessoas livres, cativas (escravizadas) ou forras (aquelas que foram alforriadas).

1. Permissão; plenos poderes. Permitir a alguém que proceda como quiser. Plural: cartas-brancas.

Data; Destinatário (para quem é remetida a carta); Corpo do texto; Saudação e assinatura.