Qual e a importância social do Cisma?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Esse evento, também chamado de “Grande Cisma do Oriente”, marcou a diferença de interesses (políticos, culturais, sociais) entre as partes envolvidas, separando definitivamente a religião católica, sendo um dos mais significativos acontecimentos na história das religiões.

No contexto religioso, cisma é uma divisão entre pessoas, geralmente pertencentes a uma organização, movimento ou denominação religiosa. A palavra é mais frequentemente aplicada a uma divisão no que antes era um único corpo religioso, como o Cisma Leste-Oeste ou o Grande Cisma.

Na história da Igreja cristã, o Grande Cisma é uma expressão que se refere simultaneamente à rutura das relações entre as Igrejas cristãs do Oriente e do Ocidente datada de 1054.

Êxodo é o nome dado para a saída de um grupo de pessoas ou toda uma nação de uma região para outra. O êxodo pode ser considerado um sinônimo de emigração, pois também está relacionado com a ação de deslocamento de um grupo de pessoas de sua terra natal para uma localidade estrangeira.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

Diáspora: Dispersão do povo hebreu provocada pelos romanos. Cisma: Divisão das tribos hebraicas em dois reinos: Israel e Judá. Sionismo: Movimento feito pelos judeus espalhados pelo mundo inteiro para a volta à Terra Prometida.

A dispersão dos hebreus inicia-se a partir de dois momentos históricos. Em 586 a.C., ocorre a primeira deportação dos hebreus para a Babilônia. Em seguida, em 70 d.C., acontece a segunda deportação. Agora, para várias partes do mundo.

Roma foi o império que nomeou a região como Palestina e, sete décadas depois de Cristo, expulsou os judeus de suas terras depois de lutar contra os movimentos nacionalistas que buscavam independência.

O Grande Cisma foi o evento que causou a ruptura da Igreja Cristã, separando-a em duas: Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, a partir do ano 1054, quando os líderes da Igreja de Constantinopla e da Igreja de Roma se excomungaram mutuamente.

O Cisma do Oriente proporcionou o surgimento de duas vertentes da Igreja Católica: a do Oriente, ou conhecida como Igreja Ortodoxa e a Apostólica Romana. Isso firmou a ruptura de um afastamento que já vinha acontecendo ao longo da história.

O Cisma do Oriente ou Grande Cisma ocorreu por conta de inúmeros fatores como, por exemplo, as divergências praticadas pelos grupos cristãos, que já se dividiam entre duas linhas do catolicismo e também por conta da disputa política e econômica presente na região do mediterrâneo.

Em outubro de 1517 Lutero reuniu as 95 teses contra o catolicismo na igreja de Wittenberg na Alemanha, um fato que mudou o curso da História e que completa agora 500 anos. A partir desse momento a Igreja cristã se divide entre o mundo católico e o protestante que se enfrentarão em sanguinárias guerras de religião.

A disputa entre as tribos causou a separação dos hebreus em dois diferentes Estados. O Reino de Judá, formado pelas tribos de Benjamim e Judá, foi controlado por Roboão, filho do rei Salomão. As dez tribos restantes formaram o Reino de Israel, dominado por Jeroboão, com capital em Samaria.

CISMA: Divisão da monarquia hebraica após a morte de Salomão: descontentamento popular, grandes desigualdades sociais e rivalidades entre as tribos do Norte e do Sul. Roboão: duas tribos do Sul -> Reino de Judá -> capital em Jerusalém -> conquistado por Sargão II no século VIII a.C.

Denomina-se “êxodo rural” o processo de migração de pessoas da zona rural para a urbana, ou seja, a saída de moradores do campo com destino às grandes cidades.

Resumo: Um dos eventos mais enfáticos da História de Israel é seguramente o Êxodo; ou seja, a libertação do povo hebreu que estava cativo no Egito.

Êxito é o nome dado para o desfecho que apresenta um resultado positivo, gratificante ou bem sucedido. Pode também se referir ao fim, conclusão, saída ou o resultado de uma determinada ação, normalmente no sentido benéfico e triunfante.

Marcos afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte. "Como agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C."

Primeiro tradutor da Bíblia para português nasceu em Mangualde há 390 anos. No dia 27 de outubro assinalaram-se os 390 anos do nascimento de João Ferreira de Almeida, o primeiro tradutor da Bíblia para português, nascido em Torre de Tavares (Mangualde) no ano de 1628.

Deus tem muitos títulos nas Escrituras, como “Pai”, “Todo-Poderoso”, “Rei” e “Salvador”. Cada um de seus títulos revela outro de seus muitos papéis ou atributos. Mas “Yahweh” é mais do que um título. Seu significado é claramente importante para nossa compreensão do Deus da Bíblia.

Apesar de conviverem em áreas próximas, os fenícios não dominaram os hebreus.