O que foi o cisma dos hebreus?

Perguntado por: aresende5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

CISMA: Divisão da monarquia hebraica após a morte de Salomão: descontentamento popular, grandes desigualdades sociais e rivalidades entre as tribos do Norte e do Sul.

Diáspora: Dispersão do povo hebreu provocada pelos romanos. Cisma: Divisão das tribos hebraicas em dois reinos: Israel e Judá. Sionismo: Movimento feito pelos judeus espalhados pelo mundo inteiro para a volta à Terra Prometida.

A dispersão do povo judeu decorre de confrontos com outros povos e disputas por territórios. A primeira dessas migrações é registrada no ano 586 a.C., quando o imperador da Babilônia Nabucodonosor II destrói o templo de Jerusalém e deporta os judeus para a Mesopotâmia.

O Grande Cisma foi o evento que causou a ruptura da Igreja Cristã, separando-a em duas: Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, a partir do ano 1054, quando os líderes da Igreja de Constantinopla e da Igreja de Roma se excomungaram mutuamente.

A origem do Cisma do Ocidente esteve ligada à disputa de poder existente entre o papa Bonifácio VIII e o rei da França Felipe IV, o Belo. O rei da França determinou a cobrança de impostos da Igreja para aumentar a renda de seu orçamento. O papa Bonifácio VIII se opunha à cobrança e ameaçou Felipe IV de excomunhão.

O termo judeu veio da predominância da tribo de Judá. Isto é, antes do seu retorno à Terra Prometida, quando voltaram do cativeiro. Por causa disso, os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus.

Saul, primeiro rei de Israel, unificou as tribos sob uma liderança. Seu sucessor, Davi, foi além e tratou de expulsar povos rivais, como os filisteus, da região palestina, determinando a antiga cidade de Jerusalém como capital do reino.

Religião. Judaísmo é o nome da religião desse povo. Os hebreus eram monoteístas e cultuavam a Javé.

De acordo com a Bíblia, a diáspora é fruto da idolatria e rebeldia do povo de Israel e Judá para Deus, o que fez com que este os tirasse da terra que lhes prometera e os espalhasse pelo mundo até que o povo de Israel retornasse à obediência a Deus, onde seriam restaurados como uma nação soberana e senhora do mundo.

Os hebreus são também chamados de israelitas ou judeus e, portanto, os antepassados dos judeus.

Ciro I

O chamado Cativeiro da Babilônia durou quase meio século e só chegou ao fim quando o rei persa Ciro I libertou os judeus.

Apesar de conviverem em áreas próximas, os fenícios não dominaram os hebreus.

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

Por volta de 1100 a.C., o império egípcio foi novamente dividido em Alto e Baixo Egito. A dissolução acabou permitindo que os assírios avançassem sob o território. Em 662 a.C., o rei Assurbanipal conseguiu subjugar o politicamente combalido governo egípcio. Daí em diante, outras civilizações dominaram o Egito.

Na história, existiram diversos cismas, mas dois deles ficaram mais conhecidos: o Grande Cisma do Ocidente e o Cisma do Oriente. O Cisma do Oriente (1054) ocorreu na época do Império Bizantino.