Qual é a maior facção de São Paulo?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Seu principal inimigo é o CV, já seu principal aliado é o Comando Classe A. A facção paulista é influente dentro dos presídios, mas não hegemônica nas ruas. Já o CV foi detectado em 2009 e, atualmente, é a principal facção do estado.

PCC, Primeiro Comando da Capital

O PCC, Primeiro Comando da Capital, foi o responsável pelas rebeliões e ataques que causaram mais de uma centena de mortos em São Paulo. Antes disso, em 2001, a facção organizou rebeliões em mais de 20 presídios paulistas e, no ano seguinte, em sete penitenciárias.

As duas principais facções criminosas do Brasil são o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

Conheça a "língua do PCC", gírias da facção criminosa que aterrorizou SP há 4 anos. A antropóloga Karina Biondi pesquisou e catalogou um universo pouco conhecido --mas possível de ser ignorado--, o do Primeiro Comando da Capital (PCC).

O Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade (CRBC ou CRB) é uma organização criminosa paulista que age principalmente entre os presos de Guarulhos.

Quando tinha 10 anos, Idemir Carlos Ambrósio, o Sombra, o primeiro presidiário batizado no PCC (Primeiro Comando da Capital), colocou uma jararaca-do-campo e uma cascavel em uma lata de óleo de 18 litros para brigar e saber qual cobra sairia vencedora.

O PCC foi detectado no estado em 2006, está bem estruturado e segmentado no Pará. Seu principal inimigo é o CV, já seu principal aliado é o CCA (Comando Classe A). A facção paulista é influente dentro dos presídios, mas não hegemônica nas ruas.

Das 27 unidades federativas do país, apenas quatro têm o domínio de uma só facção em seu território: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí têm como facção predominante o PCC. Já o Mato Grosso é dominado apenas pelo CV.

Marcos Willians Herbas Camacho, pseudônimo Marcola (Osasco, 25 de janeiro de 1968), é um assaltante de bancos, considerado pelo Estado de São Paulo como líder da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Porém, Marcola nega que o PCC tenha liderança.

  • José Márcio Felício
  • Antônio Carlos Roberto da Paixão
  • César Augusto Roris da Silva
  • Misael Aparecido da Silva
  • Wander Eduardo Ferreira
  • Isaías Moreira do Nascimento

O PCC e o CV romperam um pacto que mantinham para a compra de drogas e armas em regiões de fronteira em meados de 2016. Segundo a socióloga Camila Nunes, que investiga as organizações criminosas, o fim da aliança pode ter ocorrido por disputa pelo controle de presídios.

Primeiro Grupo Catarinense, mais conhecido pela siglas PGC ou apenas G, é a maior organização criminosa do estado de Santa Catarina. O grupo comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico.

Primeiro Comando da Capital (PCC) é uma facção criminosa de maior ressonância no Brasil, com aproximadamente 29,4 mil membros em 22 dos 27 estados brasileiros e vem espalhando-se por outros países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia.

Significa que está tudo bem, tudo ótimo. É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Hoje tá tudo 2.

O que é Tudo 2:
Significa que está tudo bem, tudo ótimo. É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.