Qual é a maior facção do Estado do Ceará?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Guardiões do Estado

Guardiões do Estado (ou, na sigla, G.D.E.) é como é conhecida uma facção criminosa originária da cidade de Fortaleza, a maior facção de todo o estado do Ceará. Considerada a segunda maior nos presídios e a maior nas ruas do Estado do Ceará.

PCC

Mais armado, tem estrutura semelhante à do PCC, tido como seu principal inimigo. Como estratégia, a facção tenta cooptar integrantes do PCC e vende drogas com preço mais barato. As autoridades apontavam a facção como a maior do Nordeste contra o PCC. No Piauí, Pernambuco e Sergipe, o PCC é a maior facção local.

Yago Steferson Alves dos Santos, o Yago Gordão
Preso em Natal, foi interrogado e acabou revelando detalhes do funcionamento da facção.

Sendo assim, 'os sete torres' fundaram a GDE sobre a alegação de serem os legítimos defensores dos criminosos cearenses”, aponta um dos documentos da Secretaria da Segurança Pública do Ceará, usado na série inédita do OP+.

Lindomar de Sousa da Silva

Legenda: Lindomar de Sousa da Silva é apontado como um dos fundadores do grupo criminoso Guardiões do Estado (GDE).

Com a terceira maior taxa de mortes violentas por habitantes (59,1 mil por 100 mil), o Ceará também é o terceiro estado com mais integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) no país.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Principais bairros com mais predominância no caso e dominados pelas facções são; Vila Velha, Messejana, Bom Jardim, Praia do Futuro e Barra do Ceará.

Polícia do Rio mata Leo 41, líder do Comando Vermelho, um dos homens mais procurados do país - YouTube.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional. A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados.

Para isso, chegou a tatuar nos dedos da mão direita os números 745, correspondentes à ordem no alfabeto da sigla GDE, abreviação de Guardiões do Estado, que atua nas ruas e nos presídios do Ceará.

O número 745 faz menção à posição no alfabeto das letras que formam o nome da Facção. A carta também circula nas redes sociais e serviços de mensagens como WhatsApp. No texto, os supostos integrantes da GDE ameaçam parar o Ceará e explodir a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

Gratificação de Dedicação Exclusiva - GDE.

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

Apesar de mais velho do que o PCC, o Comando Vermelho hoje é menor do que o grupo paulista. No entanto, ambas as facções estão em uma "disputa territorial" nos presídios brasileiros. O CV foi fundado no presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande, no Rio de Janeiro, ainda nos anos 1970 - mais precisamente em 1979.

Bala Na Cara, conhecidos também por BNC, Os Leão, Os Ta No Chão ou 2.13.3, é uma organização criminosa que atua dentro do Rio Grande do Sul. Assim como outras organizações, surgiu em Porto Alegre, no bairro Bom Jesus, onde atualmente é o QG da facção, também atuam principalmente na Zona Sul de Porto Alegre.

Conhecida pelos nomes de Massa, Neutros, Comando da Laje ou Tropa do Mago, a facção está "diretamente envolvida" na maior parte dos homicídios registrados em novembro e dezembro no Município.

Marcos Willians Herbas Camacho, pseudônimo Marcola (Osasco, 25 de janeiro de 1968), é um assaltante de bancos, considerado pelo Estado de São Paulo como líder da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

O que é o PCC
O PCC foi fundado em 31 de agosto de 1993 por oito presidiários, no anexo da Casa de Custódia de Taubaté, chamada de "Piranhão", localizada a 130 quilômetros da cidade de São Paulo e considerada a prisão mais segura do estado.

Hoje, a principal facção criminosa brasileira é o PCC (Primeiro Comando da Capital), que contava até 2020 com pelo menos 33 mil membros, segundo investigações da PF (Polícia Federal) e do Ministério Público de São Paulo.