Qual é a maior favela de Brasília?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Setor Habitacional do Sol Nascente

O Setor Habitacional do Sol Nascente, no Distrito Federal, se tornou a maior favela do Brasil, com 32.081 moradias. As informações preliminares são do Censo 2022 e foram divulgadas pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azevedo.

Os terrenos do Setor Habitacional do Sol Nascente começaram a ser fracionados de forma irregular nos anos 90. A 35 quilômetros do centro de Brasília, a região cresceu e, em 2019, virou uma região administrativa. Antes disso, a região fazia parte de Ceilândia, que tem cerca de 500 mil habitantes.

Localizado a 35 km do centro de Brasília, o Sol Nascente é uma região administrativa do Distrito Federal. Segundo dados do Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal), a população do Sol Nascente era de 7.472 em 2000 e cresceu 1.299% até 2020, quando registrou 91.066 pessoas.

A pouco mais de 15 km de distância, a Estrutural, região mais pobre do Distrito Federal, tem renda de R$ 485,97 per capita. Zâmbia, República do Iêmen e Zimbábue são países que convivem com valores per capita similares. A renda da Estrutural é 1.475% abaixo dos padrões do Lago Sul..

A maior facção criminosa do Brasil se infiltrou em Brasília. Por meio do controle de pontos de tráfico de drogas e de grandes roubos, o Primeiro Comando da Capital (PCC) se fortaleceu em presídios do Entorno e nas cidades mais pobres do Distrito Federal.

Heliópolis

Ação midiática taxa Heliópolis como uma das favelas mais perigosas do Brasil. A partir do dia 29 de maio de 2021 o desaparecimento do soldado Leandro Patrocínio e os desdobramentos desse caso vem chamando a atenção, tanto dos moradores quanto das pessoas que não conhecem o nosso bairro.

Dados preliminares do Censo 2022 mostram que a favela do Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal, superou a Rocinha, no Rio de Janeiro e já é a maior reunião de domicílios subnormais do país.

Dados preliminares do Censo 2022 apontam que o Sol Nascente superou a Rocinha, no Rio de Janeiro, e já é a maior do país, com 32.081 unidades habitacionais, de acordo com informação exclusiva obtida pelo Correio, na última terça-feira (14/3), junto ao presidente interino do Instituto Brasileiro de Geografia e ...

Localizado no Distrito Federal, o Sol Nascente é o 2º maior aglomerado subnormal do Brasil, com 24.441 domicílios, estimados considerando a expansão da comunidade nos últimos anos. Só é superado pela Rocinha (RJ), com 25.742 domicílios, segundo informações preliminares do IBGE para o enfrentamento à covid-19.

Segundo o IBGE, a maior favela da América Latina fica no Sol Nascente, em Ceilândia. São 79 mil moradores ocupando um terreno plano.

A cidade fica a cerca de 1.000 metros do nível do mar e tem relevo predominantemente plano. O ponto mais alto é o Pico do Roncador, com 1.341 metros, localizado na Serra do Sobradinho.

É o maior abismo do país. Os territórios se confundem, mas o fosso econômico entre o Distrito Federal e o Entorno é bem perceptível: Brasília sustenta a maior renda per capita e, ao mesmo tempo, tem a periferia mais pobre do país.

O Distrito Federal tem 2.938 pessoas em situação de rua, segundo uma pesquisa da Companhia de Planejamento (Codeplan), divulgada nesta terça-feira (14).
...
Entre elas, estão:

  • Plano Piloto: 728 (24,8%);
  • São Sebastião: 385 (13,1%);
  • Ceilândia: 370 (12,6%);
  • Taguatinga: 351 (11,9%).

A alta renda concentrada no Lago Sul eleva a média do Distrito Federal, colocando-o em primeiro lugar como unidade mais rica da federação.

1- Asa Norte
Lá estão disponíveis os imóveis com o m² mais caro da região, e é um bairro que ainda tem espaço para a especulação imobiliária, sempre com novos empreendimentos em vista.

Lago Sul

De acordo com um estudo da FGV Social, o bairro mais rico do Brasil fica em Brasília. É o Lago Sul. Os dados mostram que a renda média da população é de R$ 23.241.

Comboio do Cão

Nascida há mais de 10 anos a partir da disputa de gangues, a maior facção do Distrito Federal, o Comboio do Cão (CDC), vem manchando as ruas da capital de sangue.

Facções no mapa
O Comando Vermelho é baseado, principalmente, nos presídios do Entorno do DF, mas há registros de faccionados na Estrutural. Já o CDC nasceu no Recanto das Emas e no Riacho Fundo. Porém, nos últimos anos, expandiu seus tentáculos para Santa Maria e Gama.

No Sudeste, as principais facções criminosas em atividade, além do PCC e do CV, são a Amigos dos Amigos, Terceiro Comando Puro, Primeiro Comando de Vitória e Trem Bala. Os dados compilados não incluem milícias. Facções e milícias são organizações criminosas.

Rocinha

As mais perigosas, classificadas como vermelhas, foram a Rocinha, o Complexo do Alemão, Cidade de Deus, São João e Camarista Méier. Nelas, os bandidos resistiram à ocupação permanente pela polícia e os níveis de confrontos e tiroteios são altos.