Qual é a melhor posição para não vomitar?

Perguntado por: omelo2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

A posição deve ser confortável e você precisa fazer o possível para ficar imóvel; não deite, principalmente se comeu há pouco tempo. Respire de maneira lenta e profundamente, imaginando que está em um lugar calmo e tranquilo.

Em geral, no paciente previamente saudável, com recuperação de seu estado nauseoso, pode e deve repousar. Caso vomitos persistentes ou outras doenças já estabelecidas, procure seu médico assistente para cuidados preventivos quanto a possíveis complicações do sintoma.

Os vômitos, em regra são involuntários, então podem ocorrer durante o sono, o que vai despertar a pessoa. Pessoas sadias (sem paralisias e não estando em coma), não terão muito risco, pois acordarão e não irão aspirar (deixar entrar na garganta) para o pulmão causando sufocamento.

“Quando seguramos um desses reflexos, aumenta-se a pressão nas vias aéreas, podendo afetar não só a respiração, como os vasos sanguíneos periféricos, causando sangramentos, e também desencadear uma perfuração dos tímpanos, levando à surdez e tontura”, alerta Fernanda Wiltgen Machado, otorrinolaringologista da BP – A ...

Normalmente, antes do vômito, o paciente apresenta uma sensação conhecida como náusea, que nada mais é que uma necessidade de vomitar. A náusea frequentemente é acompanhada de outros sintomas, tais como sudorese, aumento exagerado da produção de saliva e refluxo.

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação. Geralmente os vómitos são precedidos de enjoo, ou náuseas, ou seja, da sensação que se quer vomitar.

Depois de vomitar, é essencial tomar bastante água para reidratar o corpo.

Quando a pessoa vomita, ela perde muito líquido e pode piorar o quadro caso não haja uma reposição adequada. Tomar água com frequência e fazer uso do soro de reposição oral ou soro caseiro são medidas essenciais para evitar a desidratação.

O vômito, também denominado de êmese, nada mais é que uma eliminação involuntária do conteúdo gástrico. Ele ocorre por causa de uma forte e incontrolável contração dos músculos abominais que levam ao aumento súbito da pressão intra-abdominal e, consequentemente, à expulsão do conteúdo gástrico.

Acontece que quando vamos vomitar, essa informação logo é passada pelo sistema nervoso para as glândulas. Isso acontece para que o fluxo salivar antes e durante o vômito. Essa é a maneira que o nosso organismo encontrou de tentar nos proteger.

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.

Gente é impressionante, na hora exata que você toma o enjôo passa!
...
Nada mais é do que:

  1. Esprema o suco de 1/2 limão em 100ml de água gelada.
  2. Adicione 1 pitadinha de SAL e misture bem.
  3. Beba e experimente o alívio imediato deste santo remedinho.

As vias neurais que fazem a mediação dos diversos estímulos até o centro do vômito envolvem a ativação de diferentes tipos de receptores: serotoninérgicos do tipo 5-HT3, muscarínicos M1, dopaminérgicos D2, histaminérgicos H1, vasopressinérgicos V1 e neurossininérgicos NK-1 .