Qual é a melhor qualidade de som?

Perguntado por: tgomes6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Os arquivos de áudio sem perdas (lossless) contém 100% dos dados de áudio gravados. Por isso, oferecem o som da mais alta qualidade, mas também resultam em tamanhos de arquivo maiores. Os dois formatos mais populares de arquivos de áudio sem perdas são WAV (Waveform Audio Format) e AIFF (Audio Interchange File Format).

Se comparar o WAV e o FLAC em termos de espaço de armazenamento, verá que o FLAC ocupa menos espaço devido à compressão. O WAV ocupará mais espaço no seu dispositivo, demora mais tempo em transferência entre dispositivos e download, o que pode ser bastante inconveniente para alguns usuários.

Se você deseja a mais alta qualidade e não se importa com o tamanho do arquivo, escolha o formato WAV. WAV é para profissionais de áudio. Para compartilhar e reproduzir seu áudio em várias plataformas, e não se preocupe com a perda de som, um formato de áudio MP3 é adequado para você.

Os arquivos de áudio sem perdas (lossless) contém 100% dos dados de áudio gravados. Por isso, oferecem o som da mais alta qualidade, mas também resultam em tamanhos de arquivo maiores. Os dois formatos mais populares de arquivos de áudio sem perdas são WAV (Waveform Audio Format) e AIFF (Audio Interchange File Format).

Altura, timbre e intensidade são as qualidades fisiológicas do som e caracterizam as ondas sonoras presentes no nosso cotidiano.

É a taxa de bits que normalmente se associa à “qualidade” de um arquivo MP3. Os arquivos MP3 com a melhor qualidade possível têm uma taxa de 320 kbps, ou 320 quilobits por segundo. Isso significa que cada segundo de música desse arquivo tem 320 mil bits de informação.

Quanto mais bits por segundo de música, mais perfeito será o som e maior será o arquivo. A bit rate em geral é medida em milhares de bits por segundo (Kbps). Músicas com qualidade de CD, por exemplo, têm 128 Kbps.

Como mencionado acima, os formatos de ficheiro MP3 não têm a mesma qualidade de áudio que o FLAC. Como tal, pode não ser a melhor opção para arquivar áudio. Embora nem sempre se note a diferença entre os dois, haverá alguma distorção da compressão do áudio.

O WAV (Waveform Audio File Format) é o padrão de áudio sem compactação e sem perdas desenvolvido pela Microsoft em 1991, em parceria com a IBM. Arquivos WAV são bastante comuns para gravações e operações de edição de áudio em DAWs, por preservarem todas as informações da gravação original.

MP3. Considerado o formato de áudio mais popular do mundo, o MP3 oferece uma alta compatibilidade, o que permite que músicas e áudios sejam reproduzidos em praticamente todos os programas ou players de mídia.

VLC Media Player. O VLC Media Player é um reprodutor de música gratuito e de código aberto que reproduz sua música FLAC, bem como MP3, AAC, OGG, WMV e muitos outros. Além disso, também ajuda você a reproduzir a maioria dos arquivos de mídia, bem como DVDs, CDs de áudio, VCDs e vários protocolos de streaming.

Os arquivos de música de qualidade mais alta costumam estar nos formatos FLAC, WAV, ALAC e WMA. Esses formatos de áudio sem perdas oferecem melhor qualidade que os demais.

Embora ambos sejam formatos de áudio, eles não são iguais. MP3 é famoso por seu tamanho e suporte em mais dispositivos. No entanto, o M4A oferece melhor qualidade por causa da tecnologia por trás dele, que mantém a qualidade alta, mas o tamanho é baixo.

Em geral, a frequência mais baixa que conseguimos ouvir — o som mais grave — é em torno de 20 Hz (ou 20 vinte oscilações de onda por segundo); e a mais alta — o som mais agudo —, em torno de 20 kHz (ou 20.000 oscilações por segundo).