Qual é a naturalidade de quem nasce em Salvador?

Perguntado por: arodrigues3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

soteropolitano

Quem nasce em Salvador é 'soteropolitano'.

O caso de “soteropolitano”, gentílico relativo a Salvador, capital da Bahia, é semelhante, mas o idioma que serviu de base a este cultismo é outro: soter + polis, isto é, “Soterópolis”, vem a ser a helenização (versão grega) de “cidade de Salvador”.

De origem cristã, em referência à figura de Jesus Cristo, o nome "Salvador" inspirou muito mais que o título da terra dos soteropolitanos. Foi parar também nas certidões de nascimento de milhares de baianos e brasileiros.

A naturalidade é a terra onde nascemos (a aldeia, vila ou cidade). A nacionalidade refere-se ao país do nascimento.

Naturalidade no currículo refere-se ao local de nascimento do candidato. Não existe um padrão de como colocar, ou o quão específico devemos ser, mas o comum é listar a cidade e o estado, como no exemplo abaixo: Naturalidade: Salvador, Bahia.

Além de “soteropolitano”, existe a forma “salvadorense”.

O Estado da Bahia está localizado na região Nordeste do Brasil. A capital é Salvador e a sigla BA. Quem nasce na Bahia é denominado baiano.

Todos que nascem na cidade de Salvador da Bahia são chamados de soteropolitanos. Agueles que nasceram no Estado da Bahia são chamados de baianos.

Muitas vezes, gestos acompanham a fala do soteropolitano e isso também chama a atenção. Para a etnolinguista Yeda Pessoa, essa é uma maneira de enfatizar o que é dito e tem uma ligação direta com a cultura e história da Bahia. "Enfatizamos o que nós dizemos com o gesto. Dançamos com o corpo todo.

Gentílico: são-luisense ou ludovicense.

São Vicente

Cidade mais antiga do Brasil, São Vicente completou 491 anos.

Pelourinho

As primeiras habitações de Salvador como cidade foram construídas onde hoje é o Pelourinho. Conforme Jaime Nascimento, pequenos barracos feitos com madeira e taipa (lama batida), cercados por um grande muro, abrigavam o governador, os operários, os conselheiros e os jesuítas, que vieram com eles.

Quem nasce na cidade de Salvador é "soteropolitano", e não "salvadorense", como algumas pessoas acham.

A naturalidade refere-se à cidade e o estado no qual a pessoa nasceu. Exemplos de preenchimento em documentos: Nome: Luiz Gonzaga Pinto da Gama. Nacionalidade: Brasileiro.

Naturalidade significa local de origem. Refere-se ao país, cidade, estado ou região original de algo. O termo costuma aparecer em um contexto de lugar de nascimento de uma pessoa. Por exemplo: “minha naturalidade é brasileira” ou “sou natural de Salvador”.

A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...

Por exemplo, uma mulher é de nacionalidade brasileira, enquanto o homem é brasileiro. Já no caso da naturalidade, deve-se colocar o nome da cidade e Estado onde o cidadão nasceu.

Ou seja, quando é um homem, “Nacionalidade: brasileiro”; quando é uma mulher, “Nacionalidade: brasileira”.

Não é preciso colocar sua nacionalidade em um currículo se estiver escrevendo o documento do zero. Os empregadores assumem que você é brasileiro e está apto para trabalhar. É necessário apenas preencher esse campo quando encontrá-lo em um formulário com campos já predefinidos.