Qual é a origem da dança ciranda?

Perguntado por: rinfante6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Sua origem é portuguesa, que consistia numa dança de roda infantil. No Brasil, é dançada por pessoas de todas as idades, podendo ser encontrada tanto no litoral como na Zona da Mata Norte. As suas cantigas são o resultado de muitas influências (lusitana, espanhola, francesa, ameríndia e africana).

A ciranda é uma das danças mais tradicionais do Brasil, sendo muito popular no estado de Pernambuco. Ela é especialmente querida na Ilha de Itamaracá, onde teria surgido segundo alguns historiadores que alegam que foi inspirada nos movimentos das ondas do mar.

O que é ciranda? “Dança de conjunto com formação em círculo que ocorre em Pernambuco e na Paraíba. A coreografia é bastante simples: no compasso da música, dão-se quatro passos para a direita, começando-se com o pé esquerdo, na batida forte do bombo, balançando os ombros de leve no sentido da direção da roda.

Ciranda, cirandinha
Em roda e de mãos dadas, as crianças cantam e rodam. No final da canção, um colega é escolhido para ficar no meio da roda. A brincadeira termina quando todos os participantes estiverem no centro. Vamos todos cirandar!

O Projeto Ciranda Cultural foi desenvolvido por acadêmicos do curso de Produção Editorial, na disciplina de Mídia e Políticas Públicas, da UFSM em Escolas Públicas de Santa Maria, no segundo semestre de 2012. Seu principal objetivo é a promoção da cultura, por meio de atividades de incentivo à leitura.

Também conhecido como ciranda, esse gênero infantil tem caráter popular e sua principal característica é transmitir costumes e crenças, e também estimular a desenvoltura das crianças.

Maria Madalena Correia do Nascimento

Rainha da ciranda, cultuada no Nordeste brasileiro e consagrada internacionalmente como a maior representante desse folguedo, Lia de Itamaracá nasceu Maria Madalena Correia do Nascimento, em 1944, na Ilha de Itamaracá (PE).

O instrumental da ciranda é composto por ganzá, bombo e caixa, porém, alguns grupos podem utilizar triângulo, pandeiro, sanfona e metais (instrumentos de sopro).

A ciranda é dança democrática, pois engloba todos os sexos, idades e compleição social, e não há limite quanto ao número de pessoas. Começa com uma roda pequena, que vai aumentando e se abre para uma outra no interior. Os dançadores dão-se as mãos e balançam o corpo na medida em que fazem o movimento.

A ciranda do Nordeste é uma forma de expressão que une música, poesia e dança de roda, e é vivenciada como um modo coletivo de celebrar a vida, sem distinções pessoais, delimitações e temporalidades rígidas.

No país, as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em festas populares caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos.

Há relatos que afirmam que a ciranda é de origem portuguesa e que era muito conhecida no início do século XIX.

A Ciranda no Amazonas
Chegou ao Amazonas no período áureo da borracha (1980 a 1910) no século XIX, trazida por migrantes nordestinos e através do pernambucano Antônio Felício, chegou na cidade de Tefé, onde temos os primeiros relatos sobre a dança através do escritor e pesquisador Nogueira (2008, p. 123).

É acompanhada de versos cantados e ritmos diferenciados Forma-se uma grande roda onde todos dançam alegremente como numa ciranda infantil. O decorrer segue a história dos pássaros, no qual deve haver a presença de um caçador, brincante e bem vestido, que persegue e fere a ave.