Qual é a origem da melancia?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

A cultura da melancia era conhecida dos egípcios há cerca de 2.000 anos a.C., e por causa da diversidade de formas silvestres, atualmente, é mais aceito que o gênero Citrullus tenha origem na África. Foi introduzida no continente americano pelos escravos e colonizadores europeus no século 16.

Uma análise de DNA em folhas de melancia encontradas em tumbas egípcias revelou que, há pelo menos 3,5 mil anos, o Egito Antigo já cultivava a fruta da forma como a conhecemos.

Há registro de seu cultivo no Egito e no Irã desde cerca de 2.500 a.C. Sua origem ainda é motivo de controvérsia entre os pesquisadores. Enquanto alguns o situam na Índia e no Irã, outros acreditam que o centro de origem do melão se situe na África.

No Egito e no oriente médio é cultivada há mais de 4000 anos. Na China, a cultura foi introduzida por volta do século X; na Europa, por volta do século XIII; e na América, no século XVI. Foi trazida para o Brasil por negros de origem Banto e Sudanesa no processo de escravidão.

Entre os municípios, Uruana, no Centro goiano, está na segunda colocação na lista dos que mais produzem melancia no Brasil. Fica atrás apenas de Baraúna, no Rio Grande do Norte, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os principais produtores mundiais de melancia destacam-se China (63,5%), Turquia (4,1%), Irã (3,9%), Brasil (2,3%), Estados Unidos (2,1%) e Egito 0,8%).

a China

A melancia é considerada uma das hortaliças mais importantes do mundo. O seu cultivo se dá em quase todas as regiões tropicais, subtropicais e temperadas do globo. Segundo a Food and Agriculture Organization – FAO, a China é atualmente o maior produtor, com 59,3% da produção mundial.

Por ser rica em vitamina C e A, atua como um excelente antioxidante para o corpo, favorecendo o fortalecimento do sistema imunológico na prevenção de doenças. Ela ainda possui cálcio, fósforo, magnésio, potássio.

Segundo o Guinness World Records, a maior melancia registrada pesava 159 kg.

Provavelmente nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e do Caribe muito antes da chegada dos europeus.

A pera, tal como a maçã, tem origem na Ásia, provavelmente na China, tendo sida introduzida na Europa, e espalhada massivamente pelos romanos e mais tarde por todo o mundo pelos europeus.

O pessegueiro (Prunus persica) é uma árvore de fruto da família da Rosaceae, originária da China e cultivada há mais de 4000 anos. O pêssego é um dos frutos que, por se propagar facilmente pela sua semente, viu o seu cultivo espalhar-se rapidamente pelo mundo.

pitaya

a pitaya. uma das frutas mais caras do brasil.

A jabuticaba-branca é uma espécie rara, endêmica da região da Mata Atlântica e que, infelizmente, está ameaçada de extinção.

Banana, fruta mais consumida no mundo.