Qual é a origem do povo potiguar?

Perguntado por: dalvim . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A formação do povo potiguar passa pela confluência de diversos elementos étnicos, como galegos, mouros, judeus (cristão-novos) portugueses, tupis, africanos que se espalharam pelos vales dos grandes rios, como Ceará Mirim, Potengi, Açu, Mossoró ou pelas regiões serranas do Sertão.

O RITUAL SAGRADO
Comemorar uma colheita, uma conquista, a exemplo das demarcações e homologações de suas terras ou, até mesmo, homenagens em dias de luto. No passado, as batalhas vencidas pelos Potiguaras contra as forças portuguesas sempre eram festejadas com o Toré. O rito é dançado em três círculos sobrepostos.

Significado de Potiguar
substantivo masculino e feminino Pessoa que nasceu ou habita o Estado brasileiro do Rio Grande do Norte; rio-grandense-do-norte. adjetivo Próprio ou típico desse estado: costumes potiguares; comida potiguar.

Os potiguaras falavam a língua tupi antiga e celebravam os ritos que compunham a mitologia tupi.

São três as principais denominações religiosas Potiguara: a indígena tradicional, a católica e a evangélica.

Os potiguaras (termo tupi que significa comedores de camarão) fazem parte da família linguística Tupi Guarani e habitavam toda a costa da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. Estima-se que sua população chegava a cem mil pessoas até a aparição dos portugueses, em 1500.

Nesse local, segundo o Relatório da II Assembleia Indígena do Rio Grande do Norte, vivem cerca de 350 pessoas que compõem a comunidade e que são descendentes dos índios Potiguara. Vivem, principalmente, do cultivo de batata, mandioca e milho e da pesca artesanal, na área de mangue.

A tribo potiguara, que no tupi significa comedores de camarão, ocupava a maior parte do litoral do Rio Grande do Norte e deles foram herdados hábitos gastronômicos muito peculiares, como uma dieta a base de frutos do mar, principalmente o camarão.

Diante do exposto, percebe-se que é através do ritual do Toré, que a população mais velha da etnia Potiguara conduz seus corpos como instrumento de conhecimento e ensinamentos aos mais novos, pois é através do corpo que é adquirida a proteção dos encantados e se faz reverencia a memória dos seus mortos através da dança ...

O início desta longa guerra é atribuído ao sequestro da filha de um cacique potiguara por um senhor de engenho em 1574. Em represália, os índios invadiram o engenho e mataram seus habitantes. Algumas expedições punitivas portuguesas foram enviadas entre 1575 e 1584 para derrotar a resistência indígena.

Os potiguara
Foram uma das etnias tupis que resistiram por mais tempo aos invasores portugueses, mostrando forte união e utilizando um complexo sistema de alianças com ingleses e, principalmente, franceses comerciantes de pau-brasil. Essa aliança com os franceses se mostraria útil durante a guerra.

potiguar (nome feminino) -

Potiguares é o plural de potiguar.

Pertencente ao povo indígena potiguara, cujo território tradicional se estende por uma grande faixa do litoral da região Nordeste, entre os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, nasce na cidade do Rio de Janeiro, depois da migração forçada de sua família, vitimada pela violência dos homens ...

Atualmente os Potiguaras estão localizados nos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, no litoral norte da Paraíba, sua população está em torno de 20.554 indígenas e se dividem em 33 aldeias.

No começo do movimento de Insurreição Pernambucana, em 1645, que culminou com a expulsão dos holandeses, dez anos depois, uma série de trocas de cartas entre líderes potiguaras tornou-se o símbolo da guerra de propaganda religiosa que separou seu povo.

Trata-se de uma manifestação cultural de grande importância para os indígenas, envolvendo tradição, música, religiosidade e brincadeira. A cerimônia inclui ainda uma dança circular, em fila ou pares, acompanhada por cantos ao som de maracás, zabumbas, gaitas e apitos.

As religiões dos povos indígenas do Brasil são politeístas, cultivam muitas entidades e não há a adoração a uma única divindade. Também não há dogmas ou um conjunto de doutrinas registradas em livros sagrados, como a Bíblia.

A população do Rio Grande do Norte, inicialmente formada por índios potiguares, se diversificou com a ocupação portuguesa e as invasões francesa e holandesa. Atualmente, o estado possui 3.442.175 habitantes (est. 2015), divididos entre as 167 cidades que o compõem.

No ranking da Paraíba, a proporção de indígenas em Rio Tinto é de 25,12%, com com 6.175. Mataraca (12,13%), com um mil indígenas, e Conde (1,99%), com 548. Em João Pessoa, a proporção foi de 0,34%, o que significa uma população indígena de 2.809.

O conjunto das aldeias constituem três Terras Indígenas (TIs) contíguas, perfazendo um total de 33.757 hectares. A TI Potiguara (população de 8.109 pessoas), a TI Jacaré de São Domingos (população de 449 pessoas) e a TI Potiguara de Monte Mór (população de 4.447 pessoas).

Continuar lendo De quem é a Potiguar?