Qual é a origem do samba no Brasil?

Perguntado por: nlima8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

O samba surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX, nos redutos em que residiam as populações afro-brasileiras. O samba é um gênero musical com origem na cultura africana presente em nosso país.

Além de características bem particulares, diferente de outros ritmos genuinamente brasileiros, o samba possui, dentre suas principais marcas, letras com romantismo exacerbado e melódico. O estilo reúne os artistas mais consagrados do país, reconhecidos desde o período da criação até a contemporaneidade.

Seria, provavelmente, uma derivação do quimbundo semba, que significa umbigada, ou do umbumdo samba que significa estar animado ou estar excitado. Há também quem afirme que a palavra tenha sua ligação com a língua luba e com outras línguas bantas, nas quais samba significa pular ou saltar com alegria.

Tinha como objetivo preservar a cultura da população negra escravizada no Brasil, mas também apresenta características da cultura portuguesa como a poesia e alguns instrumentos.

O samba foi utilizado por Getúlio Vargas no seu projeto de construção da identidade e nacionalidade do brasileiro na década de 1930. Desta forma, ele se tornou um dos símbolos da chamada brasilidade e passou a ser enxergado como um traço da cultura brasileira merecedor da exportação”, explica Brisolara.

O samba de roda é um ritmo da tradição afro-brasileira e está associado a uma dança parecida com a capoeira. Formando um círculo, algumas pessoas tocam pandeiro, viola, atabaque, berimbau e chocalho, além de cantarem e baterem palmas.

Donga

Os historiadores consideram que o primeiro samba que surgiu foi a canção Pelo telefone, fruto dos encontros de sambistas como Donga e Mauro de Almeida. Essa canção foi a primeira a ser gravada e não tem um autor específico — os historiadores entendem que sua criação foi coletiva. Foi lançada em 1916.

Em 27 de novembro de 1916, a partitura da música foi registrada no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em nome de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, na época um compositor de apenas 26 anos. O samba havia sido concebido naquele ano, durante uma roda na casa de Tia Ciata.

Você sabia que em 2016 o samba completa 100 anos? A data remete ao primeiro samba oficialmente registrado no país na Biblioteca Nacional. A música “Pelo Telefone” foi registrada em 1916 por Donga (1890-1974), mas foi composta coletivamente na casa de Tia Ciata (ver abaixo).

O samba possui essas vertentes – pequenas variantes que conotam até mesmo estilo: samba-enredo, samba de breque, partido alto, samba exaltação, e até bossa-nova.

Muitos dos sambas-enredo exaltam a história e a cultura do povo africano, e também podem fazer críticas sociais e políticas, exaltar personalidades da cultura brasileira etc.

Em 1916, Donga consagrou a gravação de Pelo Telefone, considerado o primeiro samba gravado na história da nossa música. A canção é uma parceria com o jornalista, teatrólogo e compositor Mauro de Almeida, que Djonga também conheceu nas rodas de samba da casa da Tia Ciata.

Caracterizado por um ritmo repetitivo com instrumentos de percussão acompanhados de sons eletrônicos. Outras variantes do samba são: samba de breque, samba de partido alto, samba raiz, samba-choro, samba-sincopado, samba-carnavalesco, sambalanço, samba rock, samba-reggae e bossa nova.

Tudo começa com a música, sentindo a batida e o ritmo o seu corpo já começa a sentir e seu pé segue o ritmo conforme as batidas da música. O pé ele vai um pouco a frente, para o lado e para trás, o movimento básico do samba então é: frente, lado e para trás.

No samba de roda, várias pessoas se reúnem em círculo para cantar, tocar e dançar. No que se refere à música, os instrumentos mais encontrados são a viola, berimbau, agogô, chocalho, pandeiro, reco-reco e atabaque. Instrumentos usados no samba de roda. Quanto à dança, todos do círculo são convidados a dançar ao centro.

Não há traje certo ou característico no samba, mas verifica-se a preferência de saias compridas e rodadas pelas mulheres. Os homens usam roupas comuns, cotidianas.

dia 02 de dezembro

Você sabe o que é comemorado no dia 02 de dezembro? Muitas pessoas não fazem nem idéia, mas nesta data, é celebrado um dos ritmos musicais mais apreciados no Brasil, o Samba.