Qual é a origem do sobrenome Domingues?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Sobrenome patronímico ibérico, cujo significado é “filho de Domingos” — como indica a desinência -es/-ez. Domingos, por sua vez, vem do latim Dominicus, “nascido no dia do Senhor [o Domingo]”. Ver mais em Domingos.

Domingues: Significa "filho de Domingos", "filho do que pertence ao Senhor”. É possível que esse sobrenome seja patronímico, ou seja, tem origem a partir do nome do pai, do avô ou de algum membro masculino da família.

Como pesquisar pelo sobrenome português
Existem vários sites que ajudam nessa busca, como o Family Search. Também é possível fazer uma procura em arquivos, como no acervo digital do Museu da Imigração do Estado do estado de São Paulo e no Arquivo Público de São Paulo.

Carvalho. Os registros mais antigos remontam ao século 12. Faz referência à árvore de mesmo nome e é provável que seu primeiro adepto morasse perto de um carvalho. Boa parte dos Carvalho são judeus ibéricos convertidos, ou seja, que adotaram o sobrenome depois de sua origem.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

Rosa (ou da Rosa) é um sobrenome que pode ter tanto origem matronímica quanto toponímica. Em latim, rosa nomeia a flor da roseira. Enquanto prenome, Rosa é o diminutivo de Rosamunda, do germânico Hrodmund, protetora da glória.

Na maioria das culturas as pessoas têm apenas um sobrenome, geralmente herdado do pai. No entanto, em nomes de origem anglo-saxónica é comum a utilização de um nome do meio entre o nome próprio e o sobrenome, por vezes escolhendo o sobrenome materno para esse segundo nome próprio.

Após se cadastrar no Arquivo Nacional e fazer login na sua conta, vá em “Fundos/Coleções” e clique em “Pesquisa Livre”; Passo 3. Por fim, pesquise pelo sobrenome pelo qual você está procurando. Os documentos encontrados serão exibidos em tópicos.

A cidadania portuguesa é adquirida por direito de sangue (jus sanguinis), que se baseia na descendência direta, e não pelo sobrenome. Em outras palavras, para reivindicar a cidadania portuguesa, você precisa comprovar que é descendente direto de um cidadão português.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

A primeira forma, e a mais básica, é pelo seu sobrenome. Por passar de geração em geração, o seu sobrenome pode dizer qual a sua descendência. Sobrenomes como: Silva, Santos, Gomes, Sousa, Dias, Oliveira, são os mais comuns dos portugueses. A segunda forma de descobrir é fazendo uma breve pesquisa pela sua família.

Wang

O sobrenome mais popular do mundo é o "Wang", com 76,546,675 pessoas usando-o. Existem 74,793,542 "Wangs" na China, 941,3611 em Taiwan e 192,8271 no Japão.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes que terminam em son (filho) – como Stevenson, ou “filho de Steven”.

O sobrenome Antonelli tem origem grega e deriva das palavras “antéo” ou “antáo”, significando “lutador”. É um sobrenome amplamente reconhecido e conhecido. Sua origem remonta à Grécia antiga e, ao longo do tempo, foi disseminado em diferentes partes do mundo devido à diáspora grega e à imigração.

Como os números são muito pequenos, o sobrenome 'Mountbatten-Windsor' pode ser um dos sobrenomes mais raros atualmente em uso.