Qual é a origem do sobrenome Torres?

Perguntado por: maraujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Sobrenome toponímico espanhol, com origem em diversas localidades, principalmente nas províncias de Toledo, Jaén e Andaluzia. O vocábulo vem do latim turris, edifício elevado, mais alto do que largo, geralmente destinado a defesa; lugar fortificado; baluarte.

No início, os sobrenomes foram criados como forma de diferenciar nomes repetidos. As culturas mais antigas utilizam um sistema patronímico, quando o sobrenome do filho faz alusão ao nome do pai.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

Manoel Ferreira Porto

Manoel Ferreira Porto é considerado o fundador de Torres.

As torres são construções que se caracterizam pela sua altura. Ao contrário de outros edifícios que se estendem ao longo da superfície, as torres são edificadas ao alto. Por isso, diz-se que aproveitam no espaço aéreo. Ao longo da história foram sido criados diferentes tipos de torres.

Frequência do sobrenome
Distribuição geográfica das 273.865 pessoas com o nome TORRES em Geneanet.

Podem ter as funções de defesa e de simples vigia, ou servirem de habitação (torre medieval). Mais tarde, as torres passaram a fazer parte integrante dos castelos distribuindo-se por pontos estratégicos ao longo das muralhas.

1) Silva. Em primeiro lugar, estima-se que mais de 5 milhões de brasileiros possuem o sobrenome Silva, cujas origens derivam de Portugal.

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

Tradicionalmente ele é composto pelo nome seguido do sobrenome da mãe e, por último, o sobrenome do pai. Isso não impede que um dos sobrenomes não seja utilizado ou a sequência, seja alterada. Em alguns casos, inclusive, existe a inclusão do sobrenome dos avós.

Confira algumas:

  1. Buscas online. ...
  2. Bibliotecas de genealogia. ...
  3. Museu da Imigração. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Associações de genealogia. ...
  6. Testes de DNA.

– Quem nasce em Torres é chamado de torrense; – De acordo com dados do IBGE (2021), o município possui uma população estimada em 39.381 habitantes.

Torres está comemorando 143 anos de emancipação politica administrativa no dia 21 de maio, sexta-feira. Assim como aconteceu no ano passado, em decorrência da pandemia, o aniversário não tem festa, com “Parabéns para você” e bolo.

Rutilio Torres Mantecón (Cidade do México, 30 de dezembro de 1976 – Cidade do México, 24 de fevereiro de 2008), mais conhecido pelo seu nome artístico Rui Torres, foi um apresentador de TV, conhecido por apresentar a primeira e segunda temporada do programa Art Attack.