Qual é a panela mais cara do mundo?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Panelas que custam mais de R$ 2 mil: por que é tão caro ter uma Le Creuset.

Panela de vidro
O vidro é o melhor material para armazenar alimentos, pois não transfere nenhum tipo de material para a comida. Por isso muitos consideram a panela de vidro como as melhores panelas para cozinhar.

A maior panela do país pertence à cidade de Joinville (SC). São 9,24 m de circunferência, dois metros de altura e aproximadamente 12 mil quilos. O recipiente possui 7450 litros de volume total.

Alguns dos materiais mais indicados são o aço inox e a cerâmica, recomendados por permitirem uma melhor distribuição de calor; já as feitas com ferro ou cobre tem grande durabilidade; as de teflon e alumínio, apesar de serem mais acessíveis, são pouco recomendadas por liberarem partículas metálicas e oferecerem riscos ...

Com 1,70 metros de altura e 1,30 de diâmetro, a panela foi imaginada pelos membros do Rancho Folclórico de S. Martinho de Escapães e construída numa oficina metalúrgica de Arrifana, perto de S. João da Madeira.

Se você procura uma boa marca de panela na Italia, a Lagostina é uma ótima opção. Uma boa panela de macarrão, esta da foto é feita em aço-inox com 22 cm de diâmetro, cesto para escoar o macarrão e tampa de vidro. Pode ser colocada na máquina de lavar louças e tem 10 anos de garantia.

Ainda que sejam materiais mais frágeis, as panelas de cerâmica ou vidro temperado são opções mais saudáveis para cozinhar, pois são inócuos, sem a liberação de qualquer tipo de partícula ou resíduos que possam afetar nutricionalmente as preparações, garantindo a integridade dos alimentos.

As panelas de Teflon são o tipo mais popular de utensílio antiaderente. O material, conhecido como politrafluoroetileno (PTFE), é plástico transparente usado para revestir potes e panelas de metal. Tal plástico oferece uma superfície cerosa e fácil de limpar.

Quanto ao preço unitário, uma panela custa entre 80 e 200 reais dependendo do tipo. As caçarolas costumam ter um preço maior, sobretudo as de 4 litros.

Sob o ponto de vista da saúde, a única panela considerada por todos os especialistas como 100% segura, que nunca libera metal ou outro resíduo nos alimentos, é a de vidro.

Panelas das marca Tramontina e Le Cook são garantia de qualidade e bom gosto, apresentando um excelente custo-benefício e sendo, sem sombra de dúvidas, a sua melhor opção de compra. Hoje no mercado existem diversos modelos de panela antiaderente disponíveis, perfeitos para os muitos tipos de cozinheiros por ai.

Há 20.000 a.C., especula-se que o uso de vasos de cerâmicas permitiu o cozimento de alimentos em água fervente. Por volta de 3.000 a.C., com o advento dos metais, começaram a surgir os protótipos de panelas como caldeirões.

A próxima melhor escolha para o desempenho é o alumínio, mas, já que o metal pode fazer a comida grudar, é quase sempre revestido com um acabamento antiaderente, ou feito com alumínio anodizado. O aço inoxidável é um mau condutor de calor, mas muito durável e atraente.

Existem diversas opções de panelas disponíveis no mercado: alumínio, aço inox, ferro, cerâmica, vidro, barro e mais. São muitos materiais, dos mais diversos valores. Cada modelo apresenta características próprias, sendo indicadas para preparos de alimentos específicos.

A norte-americana Royal Prestige é a nova patrocinadora da edição 2022 do Masterchef no segmento de panelas. Ela substitui a tradicional Tramontina, presente em várias edições do reality gastronômico.

A Royal Prestige, marca de utensílios domésticos de alta qualidade e tecnologia da multinacional americana Hy Cite, é a nova patrocinadora do Master Chef.

A Frigideira. Tramontina Solar Ceramic é a solução ideal para este. tipo de preparo.

As panelas que são fabricadas 100% com cerâmica, podem apresentar pequenos elementos, como tampa e cabo, de outros materiais. Já as panelas revestidas de cerâmica apresentam apenas uma camada de revestimento cerâmico em seu interior ou exterior.

As panelas antiaderentes são ideais para serem usadas sem óleo, justamente por não grudarem os alimentos nela. Esse tipo de panela é o mais comum no mercado e possui baixo custo. Normalmente, as panelas são produzidas em alumínio, com uma camada antiaderente, feita de Teflon.

As Panelas da Brinox
As Panelas de alumínio são o item mais clássicos e versáteis das cozinhas brasileiras e existem diversas variedades em modelos como: frigideiras, espagueteira, omeleteira, leiteiras, panelas comuns, caçarolas e panelas de pressão.