Qual é a parlenda de hoje é domingo?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

“HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO; CACHIMBO É DE BARRO, BATE NO JARRO...” As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal.

A frase é utilizada para falar sobre uma cor feia ou indefinida. Mas, na verdade, o ditado original era "corra do burro quando ele foge", ou seja, fuja do perigo. O certo é "hoje é domingo, pede cachimbo" - uma referência ao hábito de fumar cachimbo aos domingos.

Nair de Medeiros Barbosa

Livro: Hoje é Domingo, Pé de Cachimbo - Nair de Medeiros Barbosa | Estante Virtual.

HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO; CACHIMBO É DE BARRO, BATE NO JARRO...” As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal. VEJA FOTOS.

As parlendas são textos que são recitados com ritmo, o que torna a compreensão e a memorização mais fácil para o leitor, tornando-as mais criativas e atrativas.

E quantas estrofes? (R: Tem 12 versos e seis estrofes.)

ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua portuguesa OBJETIVOS ESPECÍFICOS: LEITURA: Identificar rimas proporcionando a observação dos sons; Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente; Proporcionar momentos de leitura coletiva, tendo como foco a memorização de parlendas.

1. Aparelho de fumar, composto de um fornilho em que se deita o tabaco e um tubo aspirador. 2. Buraco do castiçal onde se encaixa a vela.

A forma correta de escrita da palavra é cachimbo, com ch. A palavra caximbo, com x, está errada. O erro ocorre porque o dígrafo ch e a consoante x apresentam o mesmo som em diversas palavras.

As rimas das palavras retiradas da parlenda são: domingo - cachimbo. jarro - barro. ouro - touro.

Geralmente, são pequenos versos, com ou sem rimas, e não necessariamente com algum sentido. Entretanto, o que a diferencia é o seu caráter lúdico, importante para entreter e aguçar a imaginação das crianças.

barro, bate no jarro. O jarro é de ouro, bate no touro...”.

Aurinho da Ilha

O compositor, letrista e cantor carioca Aurinho da Ilha, autor de sambas-enredo clássicos como "Dona Beija, a feiticeira de Araxá" (Salgueiro, 1968) e "Domingo" (União da Ilha, 1977), morreu na manhã desta terça-feira (17), em sua casa, no Rio.

O que são cantigas populares? As cantigas populares fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. De forma geral, são músicas associadas ao folclore. Ou seja, às tradições, costumes e até lendas de um povo.

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

As parlendas são pequenas composições populares, repletas de ritmo e rimas, que encantam crianças e adultos há gerações. Essas poesias folclóricas têm o poder de estimular a imaginação e transmitir ensinamentos de forma lúdica, atravessando o tempo e preservando a cultura de um povo.

Parlendas são histórias curtas, geralmente rimadas e ritmadas que fazem parte da tradição cultural oral brasileira. Com temas muito ligados ao universo infantil, as crianças brincam e se divertem cantarolando as frases ritmadas das parlendas.

As parlendas são combinações de palavras com temática infantil, que fazem parte do folclore brasileiro. Passadas de geração em geração, as parlendas são rimas usadas como brincadeira pelas crianças. Elas costumam ser rimadas e têm ritmo e métrica quando recitadas.

ERA UMA VEZ: TRÊS, DOIS PIRATAS, E UM FRANCÊS, O FRANCÊS PUXOU A ESPADA, OS PIRATAS, SE ARREPIARAM, PENSA QUE MATOU? VOU LHE CONTAR O QUE SE PASSOU: Page 2 ERA UMA VEZ, TRÊS!

Quem cochicha, o rabo espicha. Quem escuta, o rabo encurta. Quem reclama, o rabo inflama. Quem comenta, o rabo aumenta.

VAMOS FALAR A PARLENDA: “UM SAPO DENTRO DO SACO; O SACO COM UM SAPO DENTRO; O SAPO BATENDO PAPO; E O PAPO SOLTANDO O VENTO.