Qual é a parte do cérebro responsável pelo equilíbrio?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio.

O equilíbrio e a postura são de responsabilidade do cerebelo, que coordena os movimentos corporais, unindo e articulando os movimentos musculares de modo que estes mantenham o corpo equilibrado e mantenham sua postura.

Cerebelo. O cerebelo, localizado logo abaixo do telencéfalo e um pouco acima do tronco cerebral, coordena os movimentos do corpo.

O que causa tontura?

  • Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) Este é um distúrbio vestibular periférico que acontece quando pequenos cristais que ficam dentro do labirinto se soltam e se movem. ...
  • Doença de Menière. ...
  • Neurite vestibular. ...
  • Enxaqueca vestibular. ...
  • Queda da pressão arterial.

No Bem Estar desta sexta-feira (16), a otorrinolaringologista Tanit Sanchez explicou que o equilíbrio perfeito depende de três fatores – o labirinto, que é a parte interna do ouvido, a visão, e a propiocepção, que são receptores localizados em várias articulações e músculos do corpo.

O órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo é a nossa orelha, também chamada de ouvido. No interior de nossa orelha, mais precisamente em nossa orelha interna, há o aparelho vestibular, também conhecido como labirinto, que é formado pelo utrículo, pelo sáculo e pelos canais semicirculares.

Córtex cerebral
É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura. Sem ele nós sairíamos por aí como 'marionetes ambulantes'.

Hipotálamo é uma região do encéfalo localizada logo abaixo do tálamo. É uma região pequena, porém com grande importância para o funcionamento adequado do organismo, sendo considerada o elo integrador entre os sistemas endócrino e nervoso. O hipotálamo atua na regulação de sede, apetite, temperatura e pressão arterial.

Os distúrbios cerebelares têm inúmeras causas, incluindo malformações congênitas, ataxias hereditárias e doenças adquiridas. Os sintomas variam de acordo com a causa, mas tipicamente abrangem ataxia (marcha normal com base alargada em decorrência do comprometimento da coordenação muscular).

Sintomas

  • falta de controle muscular e coordenação.
  • dificuldades de locomoção e mobilidade.
  • fala arrastada ou dificuldade em falar.
  • movimentos oculares anormais.
  • dores de cabeça.

Ele se inicia explicando as inúmeras possíveis causas de disfunção cerebelar: deficiências de vitaminas, lesões estruturais, infecções, doenças inflamatórias e desmielinizantes, toxinas, neurodegeneração, genéticas e erros de metabolismo.

Cerebelo

- Cerebelo: Localiza-se por trás do tronco cerebral. É responsável pelo equilíbrio e a coordenação motora. - Tronco cerebral: É a substância nervosa que vai do cérebro à medula. No centro há uma formação reticular no controle da consciência, sono e vigília.

Em 1970, Paul apresentou uma teoria, chamada de Teoria do Cérebro Trino, que mostra pela primeira vez nosso cérebro como uma estrutura dividida em 3 (três) partes distintas: Neocórtex, Sistema Límbico e Cérebro Reptiliano.

O controle do movimento inicia em uma região específica do Córtex Cerebral chamada de Córtex Motor Primário localizado no Lobo Frontal. Nesta região temos os Neurônios que possuem a função de comandar o movimento voluntário, ou seja, aquele movimento que pensamos em realizar de forma consciente e não apenas reflexa.

Como evitar e tratar a perda de equilíbrio
Para evitar a perda de equilíbrio é importante se movimentar! O labirinto é mais bem condicionado quando exercemos movimento ao nosso corpo, atividade física, natação, bicicleta, pilates etc… só orientamos evitar esses exercícios quando estamos em crise de tontura.

anticolinérgicos ou anti-histamínicos, que podem reduzir ou aliviar os sintomas.

Dimenidrinato. Outro medicamento para as vertigens, as tonturas do labirinto, é o dimenidrinato, o famoso Dramin. O Dramin é um inibidor do sistema nervoso central, ele acaba inibindo o sistema nervoso central como um todo, tem um efeito anticolinérgico, antiemético e anti-histamínico.

Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.

Poluição, desmatamento e queimadas podem provocar desequilíbrio ambiental.

A temperatura é o único fator que pode alterar o valor da constante de equilíbrio.

A tontura, ou perturbação do equilíbrio corporal, é um sintoma muito comum no dia a dia das pessoas. Assim como, geralmente a tontura é associada à problemas no ouvido interno (labirinto), que, por sua vez, é afetado por algumas doenças ou pela variada quantidade de medicação ingerida.