Qual é a personalidade do Pedro?

Perguntado por: ixavier3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Muito organizado, perseverante e trabalhador exímio. Autoritário e independente, pode, por vezes, mostra-se agressivo.

Significa pedra e indica uma pessoa simples mas que busca a realização intelectual e espiritual. Ele se destaca pela vida disciplinada e pela determinação com que luta pelos seus objetivos.

Jesus viu o interior, o coração de Pedro. Não houve nenhuma outra palavra, quando Simão chegou diante do Senhor, Jesus disse que ele era o filho de João e seria chamado Cefas, que quer dizer Pedro. E Pedro significa pedra.

Jesus então disse a ele que se tornaria "pescador de homens". Chamou-o de Pedro: "E eu te digo: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt, 16,18). Depois de convertido, desempenhou um papel importante entre os apóstolos e testemunhou muitos dos milagres de Jesus.

Pedro incentivou os santos a estarem sempre prontos para testificar de Jesus Cristo e a viverem em retidão para que conseguissem eliminar as falsas acusações feitas contra eles. Ele ensinou que Jesus Cristo pregou o evangelho no mundo espiritual após Sua morte.

Quando Jesus deu a São Pedro a missão de ser líder da Igreja, disse a ele: tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja. Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, estava acostumado às dificuldades da vida de pescador.

Pedro e Paulo são âncoras da nossa fé. Eles representam um misto de fraqueza e de fé, de desespero e confiança nas palavras e na ressurreição de Jesus, mas também de rocha, pedra que sustenta, e de gruta, a comunidade que acolhe os pobres e desvalidos.

Na famosa passagem de Mateus 16.18, Jesus diz: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” e logo depois lhes dá as chaves do reino.

O mais provável é que Jesus tenha dado a ele o apelido aramaico de Kepa (ou Kephas, como escreve São Paulo), "a pedra" ou "a rocha", depois traduzido como Petros, ou Pedro, em grego.

Pedro {nome próprio}
Peter {n.p.}

O Papa Francisco explicou, durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, os motivos pelos quais Jesus escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja, uma decisão que poderia parecer contraditória, levando em consideração que alguns dias antes da sua eleição o havia negado.

Jesus disse a Pedro, Tiago e João que O seguissem e eles seriam “pescadores de homens”. Eles então deixaram tudo o que tinham e seguiram Jesus.

Ele abençoou o homem em nome de Jesus Cristo e o homem ficou curado. Depois, ajudou-o a levantar-se. O homem andou pela primeira vez na vida. Muitas pessoas viram o homem andar e saltar.

São Pedro e as chuvas
No imaginário popular, a passagem bíblica relatada no Evangelho de Mateus conferiu a São Pedro poderes sobrenaturais. Entre eles, o de controlar as chuvas. "É interpretado que, se ele tem a chave do céu, ele controla o que vem do céu.

Pedro: Significa "pedra", "rochedo". Com origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra petra (uma tradução do aramaico Cephas), que significa literalmente "pedra, rochedo". Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas.