Qual é a planta mais antiga do mundo?

Perguntado por: ateles7 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

pinheiro bristlecone

Isso inclui o pinheiro Matusalém, nas Montanhas Brancas da Califórnia, que com base nos dados dos anéis de crescimento, tem 4.853 anos, sendo assim o pinheiro bristlecone vivo mais antigo documentado.

Pinus longaeva

Até agora, a comunidade científica acreditava que a árvore, nomeada de “Matusalém” (Pinus longaeva), com mais de 4800 anos, era a mais antiga do mundo. O seu nome é referência a um personagem bíblico que teria vivido 969 anos.

A cavalinha (Equisetum sp.), que pelo seu diferente aspecto é muito utilizada em projetos paisagísticos, pertence ao grupo de plantas que podem ser considerado o mais antigo sobrevivendo na Terra que conseguiu ter um crescimento significativo, datando 300 milhões de anos.

Briófitas

As Briófitas são consideradas os primeiros organismos vegetais que colonizaram o ambiente terrestre. São, portanto, descendentes diretos das algas verdes.

Nanjinganthus dendrostyla

A flor, batizada de Nanjinganthus dendrostyla, viveu há mais de 174 milhões de anos. Até agora, a mais antiga evidência amplamente aceita de uma planta com flores (Angiosperma), datava do período Cretáceo, cerca de 130 milhões de anos atrás.

Duas das mais conhecidas espécies nativas são o Pau Brasil e o Guaraná. A primeira é conhecida desde os tempos da colonização, além de ser uma das espécies mais ameaçadas de extinção.

sequoia

Facilmente identificável pelas suas folhas persistentes e pela copa piramidal, a sequoia pode superar os 100 metros de altura, o equivalente ao tamanho de três edifícios de seis andares.

Estudos genômicos feitos pelo biólogo Luiz Eduardo Vieira Del Bem, professor visitante do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFBA, indicam que a origem de todas as plantas terrestres remonta ao aparecimento de algas unicelulares terrestres, o que teria acontecido há pelo menos 600 milhões de anos atrás - e não há ...

glicínia

Considerada a árvore mais bonita do mundo, a glicínia (também conhecida pelo seu nome em inglês, wistéria) de 144 anos torna o céu do parque japonês Ashikaga Flower Park em uma mistura de rosa e púrpura.

Árvore shohin, Caliandra Brevipes.

A maior árvore da Amazônia tem, pelo menos, 400 anos de idade. O angelim vermelho se destaca pela coloração avermelhada que seu tronco adquire quando iluminado pela luz solar. A Floresta Amazônica conta com várias espécies de árvores que atingem dezenas de metros de altura.

Das algas ancestrais às primeiras plantas terrestres passaram-se milhões de anos e, nesta longa história das árvores, novos milénios decorreram até que o caule, a raiz e as folhas se estabelecessem e dessem, depois, lugar a árvores de grande porte.

O Royal Botanical Gardens, Kew, na Inglaterra, é um dos mais antigos jardins do mundo, com mais de 260 anos, tem como patrona direta a recentemente falecida Rainha Elizabeth 2ª e é considerado pela Unesco como patrimônio da humanidade, reunindo um extenso catálogo de plantas e fungos em escala mundial, que ultrapassa a ...

No terceiro dia da criação, Jesus criou árvores, plantas e flores (Ver Gênesis 1:11–13).

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

A figueira

A figueira acompanha a história da humanidade desde o começo dos tempos, conforme descrito pela Bíblia. Foi a primeira planta descrita no livro sagrado para os cristãos.

A hipótese mais aceita, atualmente, sobre a origem da vida é a hipótese de Oparin e Haldane. Segundo essa ideia, a Terra primitiva seria constituída por amônia, hidrogênio, metano e vapor d'água, os quais são expelidos constantemente pelas atividades vulcânicas.

A flor Miosótis (Não-me-esqueças) é conhecida também em outras línguas como: “Forget-me-not” (Inglês), “Vergissmeinnicht” (Alemão), “Nomeolvides” (Espanhol), “Nontiscordardimé” (Italiano).

Middlemist

Middlemist Vermelha
Estamos diante do que é considerada a planta mais rara do mundo.