Qual é a primeira frase do hino da bandeira do Brasil?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Salve lindo pendão da esperança, Salve, símbolo augusto da paz!

“Rio de Abril” A primeira letra foi redigida pelo poeta e juiz Ovídio Saraiva de Carvalho, em comemoração à abdicação de dom Pedro I, em 1831. Com a renúncia do imperador nascido em solo português em favor de seu filho brasileiro, rompiam-se os últimos e incômodos vínculos que ainda prendiam o Brasil a Portugal.

As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil. Brado é grito.

Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada!

Oh querida e amada bandeira do Brasil, Nós te saudamos! Bandeira de muitos sonhos, de muitas conquistas e de muitas glorias! És símbolo de um país ainda jovem, que deposita em seu povo, a esperança de um futuro grandioso do tamanho de sua dimensão territorial.

"Terra adorada, entre outras mil, És tu, Brasil, ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria Amada, Brasil!"

Significado de lábaro
Bandeira, estandarte ou peça de pano quadrangular, com as cores ou com o símbolo de determinada nação, país, agremiação: o lábaro do Brasil tem estrelas.

Explicação: Nessa estrofe, Joaquim Osório Duque Estrada idolatra o país, lembrando que a constelação Cruzeiro do Sul pode ser vista daqui, uma vez que ela só é visível no hemisfério Sul. 'Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza.

O hino da Espanha não tem letra, mas ao longo dos tempos, algumas tentativas foram feitas de colocar palavras nas melodia de 1761. Se diz na Espanha que “há um debate eterno” sobre colocar ou não letra no hino.

Chamado "Kimigayo", o hino japonês é baseado em um poema que teve origem entre os anos de 794 e 1185. A música foi acrescentada no período imperial, e a melodia atual acabou incorporada em 1880. Com apenas 11 sílabas e 32 caracteres no alfabeto japonês, o hino é considerado um dos menores do mundo.

Qual é o hino mais bonito do mundo? Segundo o público do jornal La Marca, o hino mais bonito de todos é o Hino do Sevilla. Mais especificamente o Hino do Centenário do Sevilla, lançado em 2005 nas comemorações de 100 anos da equipe.

A palavra 'impávido' significa sem medo, corajoso, calmo. Já 'colosso', um sinônimo (nome dado a palavras que tenham significados iguais)para enorme estátua, faz referência ao tamanho gigantesco do território do País.

Como entender a letra
Na ordem direta, teríamos: Filhos da pátria, já podeis ver a mãe gentil contente (no caso, a mãe é o Brasil e os filhos são os brasileiros), pois a liberdade já raiou (nasceu) no horizonte do Brasil (ou seja, se vislumbra a possibilidade de o Brasil ser um país livre).

O brado retumbante (Independência ou morte) foi ouvido às margens plácidas do Ypiranga.

A primeira parte do nosso hino explica que, no dia 7 de setembro de 1822, as calmas margens do rio Ipiranga, em São Paulo, ouviram o grito da Independência, proclamado por Dom Pedro I. E foi ouvido o grito forte do valente povo brasileiro. Nesse instante, no céu da Pátria, o sol da liberdade brilhou em raios intensos.

Ordem e Progresso é a frase que está escrita na bandeira brasileira. A mensagem é o lema nacional desde sua formação e foi idealizada pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889.

No centro da esfera, foi adicionado um lema positivista escrito “Ordem e Progresso”. Esse lema foi inspirado em uma frase de Auguste Comte.

Ordem e Progresso

O lema escrito na bandeira, "Ordem e Progresso", tem inspiração em uma frase de Augusto Comte, criador da filosofia positivista, que diz: "O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim".

Brasil, [que] o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno. (Lábaro - estandarte muito usado pelos romanos e aqui está representado por nossa bandeira, repleta de estrelas) (Ostentar - mostrar com orgulho.)

A letra do hino nacional possui ao todo 50 versos, distribuídos em duas partes rigorosamente simétricas, tanto na métrica como no ritmo.