Qual o nome da bandeira que colonizou o Brasil?

Perguntado por: emota8 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A bandeira desse rei, chamado de "Colonizador", tomou parte nas expedições exploradoras e colonizadoras, na instituição do Governo Geral na Bahia em 1549 e na posterior divisão do Brasil em dois governos, com a outra sede no Maranhão. Felipe II da Espanha criou em 1616 esta bandeira para Portugal e suas colônias.

A primeira bandeira brasileira, que ainda não se parecia com a atual, foi criada em 19 de setembro de 1822 por decreto de dom Pedro I (1798-1834). Só em 1889, com a Proclamação da República, as armas do Império foram substituídas pelo círculo azul, o emblema republicano.

Com 901.627 pontos, a bandeira mexicana foi considerada a bandeira mais bonita do mundo, logo seguida da bandeira do Peru com 340.901 e da bandeira da Guatemala com 272.541 votos.

2. Bandeira Real. Era a bandeira de Portugal quando o Brasil foi descoberto. Como nosso país passou a fazer parte do reino, o símbolo também era hasteado por aqui.

O país já teve 13 bandeiras --a cada mudança que acontecia, um novo símbolo nacional era criado. Em 1815, por exemplo, quando o país deixou de ser colônia de Portugal, adotou a bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.

A atual bandeira foi implantada por meio de uma lei decretada logo após a Proclamação da República, em 1889. A última alteração realizada na bandeira do Brasil aconteceu em maio de 1992, quando novas estrelas foram acrescentadas.

A primeira bandeira do Brasil após a Independência foi desenhada por um pintor francês. E esse projeto feito ainda guarda bastante semelhança com nossa bandeira atual. A bandeira brasileira foi idealizada pelo artista francês Jean-Baptiste Debret. A bandeira mudou, mas o verde e o losango amarelo permaneceram.

A primeira vez que a eleição virtual aconteceu foi em janeiro, quando uma usuária da rede social questionou qual era a bandeira mais bonita do país. Desta vez, a mesma pergunta voltou a circular e pelas respostas recebidas, a bandeira de Pernambuco manteve sua posição no pódio.

Bandeira Real do Século XVII (1600–1700)
A Bandeira Real do Século XVII foi criada por D. Pedro II e utilizada com símbolo oficial do Reino, juntamente com a bandeira da restauração, do Principado do Brasil e da Bandeira de D. Pedro II. Nessa bandeira foi acrescentada uma corrente e a cruz vermelha da Ordem de Cristo.

Antes, a bandeira brasileira era semelhante à dos Estados Unidos da América, apresentando listras verdes e amarelas em lugar das vermelhas e brancas que simbolizam o país norte-americano.

Primeira bandeira do Brasil
Além do fundo verde e do losango amarelo, na bandeira imperial há o brasão de armas do império, que também foi criado por Debret.

Trabalho inédito traz mais de 1.300 bandeiras do mundo inteiro.

Antes de 1992, a bandeira brasileira tinha 23 estrelas, representando os 23 estados brasileiros da época. De acordo com o Decreto de Lei nº 5.443, de 28 de maio de 1968, sempre que um novo estado for criado no Brasil, uma nova estrela deverá ser inserida na bandeira brasileira.

A bandeira da Dinamarca é um dos símbolos que representam o país. Ela é chamada de Dannebrog e é a bandeira de uso contínuo mais antiga do mundo, tendo em vista que a sua adoção oficial data do século XIV. Existe uma lenda de que a bandeira caiu do céu durante a Batalha de Lindanisse, em 1219, onde hoje fica a Estônia.

No entanto, há bandeiras tão criativas que parecem não ter nenhum significado!

  1. Ilha de Man. Três pernas grudadas umas às outras estão na bandeira da Ilha de Man, localizada entre a Inglaterra e a Irlanda. ...
  2. Frísia. ...
  3. Quirguistão. ...
  4. Ilha de Guam. ...
  5. Veneto. ...
  6. Nepal. ...
  7. Martinica. ...
  8. Ulster.

nos dominios ultramarinos de Portugal; no Brasil, desde 1500 até 1649. Em 1500, a bandeira que Cabral arvorou na terra do Brasil foi a bandeira branca, da ordem militar de Christo.

Art. 22. São vedados o uso da Bandeira Nacional, das Armas Nacionais, do Sêlo Nacional, assim como a execução vocal ou instrumental do Hino Nacional, sempre que não se revestirem da forma, ou não se apresentarem do modo prescrito na presente Lei.

A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país.