Qual é a primeira parte do corpo que emagrece?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Você está emagrecendo se…

  1. Se sentir mais forte. ...
  2. Sua alimentação é saudável e equilibrada. ...
  3. Estiver comendo menos que antes. ...
  4. Sentir mais disposição diariamente. ...
  5. Perceber seu progresso por fotos. ...
  6. Suas roupas estão ficando mais largas. ...
  7. Tiver uma nova sensação de espaço durante o emagrecimento.

A perda de peso acontece no corpo como um todo. É impossível escolher em qual região ela irá acontecer ou não. Infelizmente, não há como emagrecer apenas uma parte específica do corpo. Não existe um alimento “seca barriga“, ou um exercício que diminua o volume dos braços ou pernas.

“Pessoas que precisam perder peso, por exemplo, e se adaptam a uma reeducação alimentar com exercícios físicos e dieta balanceada, após 10 ou 15 dias, já conseguem ver resultados positivos, como a diminuição do inchaço e do cansaço”.

Conheça as bebidas que te ajudam a emagrecer enquanto dorme.
...
Algumas bebidas são capazes de ajudar o corpo a queimar gordura, mesmo quando estamos dormindo

  1. Leite. ...
  2. Chá de camomila. ...
  3. Suco de uva. ...
  4. Shake de proteína de soja. ...
  5. Kefir.

Os exercícios aeróbicos, como caminhada rápida, HIIT e corrida, aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias enquanto que os exercícios de resistência como a musculação, favorecem o aumento do tamanho do músculo, o que melhora a capacidade da pessoa de queimar calorias mesmo durante o repouso.

Conforme emagrecemos, nossa pele também perde colágeno. Isso acontece pois com o estiramento ocorre também o rompimento das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza e sustentação.

Em 2 semanas é possível perder entre 1 kg e 5 kg, e essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do fato da alimentação ser realizada adequadamente e da prática de atividades físicas de forma regular.

Durante a noite, o nosso corpo perde de 450 g a 900 g. A maior parte desse peso é de água.

Você não precisa passar fome para emagrecer
Passar fome, literalmente não vai te ajudar a emagrecer da forma que você deseja, por alguns motivos bem simples: Quando estamos com fome, tendemos a comer alimentos menos saudáveis; E o nosso corpo começa a absorver o que não deveria.

De acordo com a pesquisa, conduzida por um grupo de pesquisadores no Canadá, uma mulher de estatura média precisa perder cerca de 3,5kg para que as pessoas comecem a perceber a diferença.

Algumas áreas do corpo, como a região abdominal, por exemplo, são mais fáceis de serem “enxugadas” com exercícios e dietas porque abrigam depósitos de gordura metabolicamente mais ativos e, consequentemente, mais responsivos a intervenções. A gordura abdominal, em particular, é uma das mais metabolicamente ativas.

Geralmente, a barriga flácida depois de emagrecer é decorrente da diminuição da tonicidade da pele. A intensidade (muito ou pouco flácida) pode depender de diversos fatores, tais como: a quantidade de peso perdida, idade, tabagismo, fatores genéticos, entre outros.

Não há mágica capaz de fazer um ser humano emagrecer somente naquele lugar onde está sobrando e o abdome é o local do corpo com mais potencial para acumular gorduras, já que tem uma reserva interna e outra externa nas quais o tecido adiposo pode ser confortavelmente acumulado.

Para perder 7 kg em duas semanas (ou seja, 3,5 kg em uma), você vai ter que criar um déficit diário de cerca de 3.500 calorias. O processo não é muito recomendado, mas é possível de atingir por meio de uma alimentação controlada e muitos exercícios todos os dias.