Qual é a religião da cantora Anitta?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

"Fiquei muito frustrada e não queria voltar", contou ela. Por conta disso, a cantora se voltou para o candomblé, religião do seu pai, que ainda sofre muito preconceito. "Quando vem das comunidades pobres, as pessoas veem isso como uma coisa ruim.

Vale destacar que Anitta frequenta o candomblé com a família antes de estourar com Show das Poderosas, e é filha do Orixá Logunedé.

Além de zelar pela casa, elas são ainda coorientadoras e coguardiãs dos saberes ancestrais africanos. “Elas zelam pelas yabás, pelos quartos e objetos sagrados, cuidam das roupas e do corpo em transe tomado pelos orixás no momento da dança”, afirma o professor.

Em 2013, numa entrevista compartilhada na página Casa de Candomblé declarou: Repórter - Ivete, como você explica o fato de ser branca, ser do candomblé e ainda assim ser admirada e respeitada?

  • Juliana Paes. A atriz é outra celebridade que segue a umbanda.
  • Maria Bethânia. A cantora de MPB segue os conceitos do candomblé
  • Chico Buarque. O músico é outro devoto do candomblé

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Miguel Falabella, Chica Xavier, Juliana Paes, Daniela Mercury, Leci Brandão, Zeca Pagodinho, Jorge Fernando e Henri Castelli estão entre os famosos adeptos da umbanda.

Filha do Orixá Logunedé, a cantora Anitta (29) faz questão de reafirmar sua fé e exaltar sua religião nas redes sociais. A artista foi clicada em uma cerimônia no terreiro de candomblé que frequenta em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Anitta: Variação do nome Anita. Significa "graciosa" ou "cheia de graça". Anita é um nome feminino, que se originou a partir do hebraico Hannah, que significa “graciosa” ou “cheia de graça”.

O Candomblé, é um culto baseado em vários rituais de etnia africana. Já a Umbanda, tem como base: divindades africanas, catolicismo, espiritismo e rituais indígenas.

"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.

Na chegada, ela foi abordada por jornalistas e explicou a escolha da cor do vestido. "Estamos de vermelho, vamos lutar por uma melhora do Brasil", disse a cantora que declarou em julho o apoio ao candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.

Umbanda, a religião que a atriz Juliana Paes segue.

Saiba quais são as religiões dos famosos

  • Xuxa – Catolicismo.
  • Claudia Raia – Budismo.
  • Carla Perez – Evangelicalismo.
  • Reynaldo Gianecchini– Espiritismo.
  • Juliana Paes – Umbanda.
  • Caco Ciocler – Judaísmo.
  • Anitta – Candomblé
  • Wagner Moura – Admirador de rituais religiosos.

Além dos orixás, os candomblecistas também acreditam na existência de um deus soberano, chamado de Olódùmarè. A quantidade de orixás varia de acordo com o tipo de candomblé. Podem ser até 20 orixás, e cada um possui uma característica de ação.

Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.