Qual é a semivogal de noite?

Perguntado por: imata6 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Em “água” e “cai”, o “a” é a vogal mais sonora, e, em “noite”, o “o” é a mais sonora. Assim, dizemos que “a” e “o” são vogais e “i” e “u” são semivogais.

Foneticamente, na língua portuguesa existem duas semivogais, também denominadas de glide ([j] [w]). As semivogais têm características idênticas às das vogais [i] e [u], mas apresentam uma pronúncia breve.

Ditongo crescente
Ocorre quando a semivogal vem antes da vogal. Ex: cárie, calvície, glória, pátria, aquoso.

Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile. Observe que só os fonemas /i/ e /u/ átonos funcionam como semivogais. Para que não sejam confundidos com as vogais i e u serão representados por [y] e [w] e chamados, respectivamente, de iode e vau.

Os fonemas i e u são classificados como semivogais quando se juntam a uma vogal e são pronunciados com menos força. Em alguns casos, os fonemas e e o também são classificados como semivogais.

É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.

É o que acontece nas palavras cabeceira e réu. As vogais e e o se transformam em semivogais só quando têm som de i e u, como em mãe e pão.

As vogais i e u são chamadas semivogais quando aparecem junto de outra vogal com som mais forte numa mesma sílaba.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

O ditongo é um tipo de encontro vocálico, ou seja, um encontro entre vogal e semivogal. As VOGAIS são: a, e, i, o, u. As SEMIVOGAIS são: i, u (também podem ser semivogais: e, o). Para identificarmos quando algumas letras são vogais ou semivogais, temos que estar atentos à sua pronúncia.

Semivogais. As semivogais são os fonemas /i/ e /u/ que aparecem juntos com uma vogal formando uma sílaba. É importante dizer que, enquanto as vogais são essenciais na formação de sílabas, as semivogais não.

O que diferencia as vogais das semivogais é o fato de que as últimas não desempenham o papel de núcleo silábico. A palavra “papai”, por exemplo, é formada por duas sílabas (dissílaba), sendo a segunda formada por uma vogal (a) e por uma semivogal (i).

O outro fonema vocálico i não é tão forte quanto ele. É a semivogal. Outros exemplos: saudade, história, série.

Significado de Semivogal
Vogal provida de características consonânticas que lhe permitem formar um ditongo, antepondo-se (ditongo crescente) ou pospondo-se (ditongo decrescente) a outra vogal. (As semivogais portuguesas são /i/ e /u/, representadas, respectivamente, por /y/ e /w/: séria, água, pai, sei.)

Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. Exemplos: moeda (mo-e-da), piada (pi-a-da), piolho (pi-o-lho). Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão).