Qual é a sequência da alfabetização?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Aprender as letras do alfabeto, sua ordem e reconhecer seus fonemas e grafemas. Nomear as letras do alfabeto e recitá-las na ordem; reconhecer fonemas e grafemas; comparar palavras. fonemas e grafemas. grafemas e fonemas do alfabeto.

A leitura é um dos principais meios para desenvolver importantes habilidades para o processo de alfabetização, como a memória, a imaginação e a atenção. Na educação infantil as crianças são estimuladas a desenvolver as habilidades através de atividades que envolvam a leitura e a linguagem.

Métodos de alfabetização
Ele afirma que o método mais eficaz de alfabetização é o que chamamos fônico. E o pesquisador francês parte do ensino das letras e da correspondência fonética de cada uma delas, como se fazia antigamente.

Por que o Ensino Fundamental passou a ter nove anos de duração? Antes de 2006, o ensino fundamental ia da 1ª à 8ª série, para as crianças mais jovens havia a Classe de Alfabetização (CA), que fazia parte da educação infantil.

Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico.

De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.

LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | Plataforma Espaço Digital.

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

Apresentação da Proposta: os estudantes precisam estar cientes de tudo que envolve o processo da sequência, desde o tema que será escolhido até os resultados que o professor espera atingir no final.

Uma Sequência Didática, mais conhecida como SD, nada mais é que uma forma de organizar, metodologicamente, de forma sequencial, a execução das atividades. Elas ajudam a melhorar a educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas, em relação aos assuntos propostos pela BNCC e com seu entorno.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

É nesta etapa que o aluno aprenderá a ler e escrever, preferencialmente logo no primeiro ano do Ensino Fundamental 1. Ele também terá contato com exercícios matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão), teorias da biologia, ciências humanas e estudos artísticos.

1º PILAR) SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – para poder se apropriar desse sistema, o aluno precisará aprender como ele funciona. Entretanto, o professor precisa ter sensibilidade para assimilar que a compreensão desse universo se dá em etapas (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).

Método Fônico

Em suma, o Método Fônico é um dos métodos mais usados na alfabetização, já que os processos cognitivos envolvidos na tradução entre letras e sons são automatizados e se tornam mais fluentes.