Qual é a soma dos elementos da sequência numérica infinita 3 0 9 0 09 0009?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

A soma dos elementos da sequência numérica infinita (3; 0,9; 0,09; 0,009; …) é: 3,1.

A soma dos termos de uma progressão aritmética pode ser obtida por meio da metade do número de termos multiplicada pela soma dos seus extremos. Uma progressão aritmética (PA) é uma sequência numérica em que cada termo é a soma do anterior por uma constante, chamada de razão.

Sn = a1 (qn 1)
Para utilizarmos a fórmula da soma é preciso saber quem é o 1º termo, a razão e a quantidade de elementos que essa PG possui.

O termo geral de uma progressão aritmética (PA) é uma fórmula usada para encontrar um termo qualquer de uma PA, indicado por an, quando seu primeiro termo (a1), a razão (r) e o número de termos (n) que essa PA possui são conhecidos. Essa fórmula pode ser obtida a partir de uma análise dos termos da PA.

Sequencias recursivas são aquelas em que seus termos podem ser obtidos a partir dos termos anteriores. Já nas sequências não recursivas não precisamos de um termo anterior para identificar o termo seguinte.

A sequência é infinita quando ela possui uma quantidade ilimitada de termos. Exemplos: (10, 100, 1.000, 10.000, 100.000, 1.000.000 … ) (– 5, – 8, – 11, – 14, – 17, – 20, – 23 … )

A determinação da ordem de um infinito é feita comparando o infinito com o de ordem 1. o infinito xn de ordem n. com o infinito xn de ordem n, sendo a > 1. A determinação da ordem do infinito ex (número de Euler elevado a x) é feita comparando com o infinito xn de ordem n.

Já a PG infinita é aquela que está em um domínio infinito, sem especificação da quantidade de termos.

A função SEQUÊNCIA permite gerar uma lista de números sequenciais em uma matriz, como 1, 2, 3, 4. No exemplo a seguir, criamos uma matriz de 4 linhas de altura por 5 colunas de largura usando a fórmula =SEQUÊNCIA(4;5).

A adição é uma entre as quatro operações básicas da matemática, sendo a primeira operação a ser estudada. O resultado de uma adição entre dois ou mais números é conhecido como soma, e os números a serem somados são conhecidos como parcelas.

Para começar, o que é uma soma? A soma é a ação de adicionar, unir ou acrescentar elementos, ou seja, quando realizamos esta ação estamos unindo quantidades ou conjuntos e, obviamente, para que isso possa acontecer deve haver, como mínimo, dois elementos.

1 resposta(s) Logo está PG contém 10 elementos.

  1. Para determinarmos o termo de uma progressão geométrica utilizamos a expressão an = a1*qn1, onde: an: posição do termo a ser calculado. a1: primeiro termo. ...
  2. Exemplo 2. Um tipo de bactéria divide-se em duas a cada hora. ...
  3. Após 12 horas o número de bactérias será igual a 4096. Exemplo 3.

Resposta verificada por especialistas. Essa PG tem 6 termos.

Portanto, através dessa ideia, Gauss conseguiu calcular rapidamente a soma de todos os números entre 1 e 100, obtendo o resultado de 5050.

Questão 1. Qual o 16º termo da sequência que inicia com o número 3 e tem razão da PA igual a 4? Alternativa correta: d) 63.

A lei de formação é a regra que estabelece a formação dos termos de uma sequência numérica. A partir da lei de formação é possível obter qualquer termo da sequência numérica. A lei de formação também é conhecida como fórmula do termo geral. por 1, 2, 3, 4 e 5 na lei de formação dada.

PODEMOS OBSERVAR QUE SE TRATA DA SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS PARES, PORTANTO, DEVEMOS SOMAR DOIS AO TERMO ANTERIOR PARA ENCONTRAR O PRÓXIMO. NESSE CASO, O PADRÃO DESSA SEQUÊNCIA CORRESPONDE A SEMPRE ADICIONAR O 2 PARA ESCREVÊ-LA. NÓS TAMBÉM PODEMOS REALIZAR UMA SUBTRAÇÃO COMO PADRÃO NUMA SEQUÊNCIA, VEJA: 20, 15, 10…