Qual e a temperatura máxima da água?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Toda substância pura, ou seja, que é constituída apenas de uma substância, apresenta o PE fixo. O da água é de 100°C ao nível do mar. Assim, se estiver ao nível do mar, a temperatura da água não ultrapassará os 100°C na forma líquida, mas permanecerá constante até que todo o líquido vire vapor.

A água permanece no estado líquido a uma temperatura acima de 100°C, se a pressão externa for maior que a do nível do mar. Por exemplo, a panela de pressão aumenta a pressão dentro de seu interior. O resultado será que o ponto de ebulição da água se elevará, ocorrendo por volta de 110 °C.

Apesar de normalmente ferver a 100 °C, em altitudes elevadas, a água ferverá a 90 °C devido a uma diminuição da pressão atmosférica. Caso a água contenha impurezas, como sal, o ponto de ebulição também mudará. Quanto mais impurezas a água tiver, maior será a temperatura necessária para a água ferver.

100ºC

No caso da água, o ponto de fusão é de 0ºC. Vaporização Mudança do estado líquido para o estado gasoso por meio do aquecimento da água. Assim, o "Ponto de Ebulição" (PE) de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso e, no caso da água, o é de 100ºC.

100°C: Na fervura completa, há uma evaporação contínua da água, com bastante vapor. Bolhas grandes e circulantes provocam um turbilhão que atinge a superfície de forma intensa. Água a aproximadamente 100ºC.

Em condições normais, a água vira vapor a 100 graus centígrados. Mesmo dentro da panela de pressão parte dela entra em ebulição ao atingir essa temperatura. “Mas, sem ter por onde escapa, o vapor acaba exercendo uma pressão extra sobre o que não evaporou”, diz o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.

De acordo com os dermatologistas, a pele vai “derretendo” e perdendo a sua camada protetora se a água estiver acima de 44ºC.

71 °C

No alto do monte Everest, onde a pressão atmosférica é bem menor do que em Salvador e Belo Horizonte, a água ferve a 71 °C. E o contrário é verdade, num local onde a pressão é maior, como numa panela de pressão doméstica, a água ferve a 120 °C.

O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.

120°C

A temperatura interna da panela chega a, aproximadamente, 120°C. O controle de saída do vapor é feito pelo pino e por seu peso, e caso ocorra algum incidente, a válvula de segurança é aberta, possibilitando a saída do vapor.

Quanto maior a altitude, menor será o ponto de ebulição.
Por exemplo, o Monte Everest fica na Cordilheira do Himalaia, cuja altitude é de 8848m e sua pressão atmosférica é de 240 mmHg. Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C.

Ou seja, quando ocorre o efeito tonscópico, a capacidade de evaporação da solução é menor, à mesma temperatura. Se colocarmos uma caneca de água para ferver e, ao mesmo tempo, uma caneca de mesmo volume com água e açúcar, vamos observar que a água pura entra em ebulição mais rápido que a outra.

A água é uma substância pura que apresenta ponto de ebulição em 100º C, ao nível do mar (1 atm ou 760 mmHg). Deste modo, a sua temperatura não irá ultrapassar os 100º C na forma líquida e permanecerá constante até ser transformada em vapor.

Ao alcançar a temperatura de 0ºC ela se transformará em gelo. A condensação é um dos estados físicos da água em que ocorre a passagem do estado gasoso para o líquido.

Resposta verificada por especialistas. No caso podemos afirmar que a água da chuva geralmente encontra-se a uma temperatura entre 14º e 22º. Isso porque a temperatura da água da chuva varia conforme a temperatura ambiente. Em alguns lugares pode ser mais frio ou mais quente a depender de vários fatores.

Isso porque a temperatura do gelo começa a aumentar, passando de -5 ºC para -4 ºC, depois para -3 ºC e assim por diante até chegar em 0 ºC. Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter. Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar).