Qual é a verdadeira humildade?

Perguntado por: esilveira9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada. Evita emitir críticas, mas, se o faz, foca nas construtivas, sempre com a intenção de ajudar o outro a crescer.

O segredo da humildade é que ela estimula e fortalece os bons relacionamentos interpessoais e confere mais qualidade de vida. É uma virtude que une, diferentemente da arrogância que separa.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Ser humilde é reconhecer com gratidão a nossa dependência do Senhor — compreender que temos constante necessidade de Seu apoio. A humildade é um reconhecimento de que nossos talentos e habilidades são dons de Deus.

Provérbios 18.12: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”. Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Toda expressão da nossa fé é traduzida na palavra graça. E a graça chega para os humildes.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)

Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

  • A humildade para a salvação. O primeiro é a humildade necessária para a salvação de nossas almas. ...
  • A humildade de não desejar.. ...
  • A humildade de escolher a pobreza. ...
  • A busca pela humildade. ...
  • Fundamento da santidade. ...
  • Ladainha da humildade.

A falta de humildade é uma característica das pessoas que pensam apenas em si mesmas e se sentem superiores ou melhores do que os outros. São invejosas e não conseguem valorizar as virtudes alheias. A falta de humildade provoca uma certa rejeição social consciente ou inconsciente; o orgulho gera solidão.

Quando o líder é humilde, faz-lhe todo o sentido pedir desculpa, assumir erros, que, na maioria das vezes, alguns iriam ignorar. Um líder autêntico partilha todo o conhecimento, pois o seu principal objetivo é desenvolver outros líderes para que tenha tempo para pensar na gestão da organização.

Arcanjo Rafael

A virtude da Humildade é relacionada ao Arcanjo Rafael, citado no Livro de Tobias, no Antigo Testamento. Rafael, que quer dizer Medicina de Deus. Nós, como Anjos, devemos ver o problema do mundo, das Famílias, da Paróquia do trabalho, da escola e trazer a solução, o remédio.

23 A soberba do homem o abaterá, mas o ahumilde de espírito receberá honra. 24 O que tem parte com o ladrão odeia a sua própria alma; ouve maldições, e não o denuncia. 25 O atemor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.

Mas sem dúvida encontramos em Jesus Cristo o exemplo supremo de humildade. Durante seu ministério terreno, Ele forneceu várias demonstrações visíveis de humildade, como por exemplo, sua atenção com as pessoas desprezadas e rejeitadas, ou quando Ele lavou os pés de seus discípulos (João 13:3-16).

Para praticar a humildade trabalhe para aceitar a vida que tem enquanto se esforça para progredir sem reclamar. Se você adotar a atitude de se achar melhor que os outros as vão se tornar alérgicas a você. Em vez disso, se esforce para ser grato pelo que tem e trabalhar para ganhar mais, se é isso que deseja.

A pessoa humilde não é aquela que é aceita tudo, ou mesmo, que aceita ser maltratada ou ofendida. A Virtude da Humildade é a capacidade de portar-se com simplicidade, sem perder a essência da dignidade de filho de Deus. Para alcançarmos essa virtude é necessária a temperança.

Está escrito na Torá que Moisés foi o homem mais humilde que já viveu sobre a face da Terra. Sendo que a Torá foi escrita por Moisés, poderíamos desconfiar desta afirmação.