Qual é a voltagem em Porto Alegre?

Perguntado por: avargas5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

110V

110V – Porto Alegre, Rio Grande, Canoas, Torres e alguns outros municípios; 220V – Gramado, Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Bagé, Pelotas, Uruguaiana e outros municípios.

Caneta detectora de energia elétrica
Para utilizá-la, basta colocar a ponta da caneta em um dos terminais da tomada. Caso tenha tensão em apenas um ponto da tomada, significa que ela é 110V, mas, se tiver em dois pontos, é 220V.

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

População

  • População estimada [2021] 1.492.530.
  • População no último censo [2010] 1.409.351 pessoas. 10º 497º 23º Acessar página de ranking.
  • 2.837,53 hab/km² 40º 497º 23º

Pergunta do leitor – Claudete Stawny, São Bento do Sul, SC Porque a rede elétrica do país foi implantada por empresas diferentes sem um padrão comum. Quando essa instalação ocorreu, lá no início do século 20, as companhias contratadas para o serviço eram estrangeiras e não tinham um modelo a seguir.

A principal diferença entre as duas voltagens mais comuns no mundo é a corrente de energia. Em 220V, uma corrente menor é necessária, podendo ter fios mais finos. Já a 110V, agora 127V, utiliza um fluxo maior de corrente.

220 V

Na cidade, são admitidos equipamentos com voltagem 220 V. Em qualquer estação, faz frio em Gramado.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

Agora, se for ao contrário, e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência, porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.

Em geral, a melhor forma de descobrir a voltagem correta das tomadas é, simplesmente, perguntar para alguém que possa ter a informação, como um residente local ou funcionário do hotel em que você está hospedado.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho. Se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

A capital do gaúchos, Porto Alegre teve em sua história alguns nomes. Alguns bem conhecidos como “Porto dos Casais”, em alusão aos casais açorianos que se estabeleceram na região em seus primórdios.

Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet, o calor que atinge o RS vem do norte da Argentina e do Paraguai. "A capital gaúcha, também por ter o Guaíba, tem mais umidade. Essa umidade faz com que a sensação térmica, aliada à temperatura, fique mais elevada", explica.

O porto de Porto Alegre, mesmo possuindo características fluviais, é classificado como porto marítimo, conforme Resolução Nº 2969 -ANTAQ, de 4 de julho de 2013.

Já no Sul, Distrito Federal, Goiás e Nordeste, a voltagem instalada é de 220 V. Por isso, viagens pelo interior do Brasil exigem o uso de aparelhos bivolts.

Portanto, independente da tensão elétrica do local, os aparelhos funcionam com a mesma potência e consequentemente o consumo de energia elétrica não terá diferenças significativas.