Qual é o animal com mais tempo de vida?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Mas nem a baleia nem a tartaruga detêm o título de animal com a maior expectativa de vida da Terra. Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

baleia-azul

Essa espécie habita a Terra há mais de 200 milhões de anos e acredite ou não, ela tem um terceiro olho. Ela vive por volta de 100 anos e há registro de alcançar a marca de 111. Um dos maiores animais existentes, a baleia-azul pode ter até 30 metros de comprimento.

De acordo com a EOL, o Triops é um fóssil vivo. Ele conviveu com os primeiros mamíferos do período Triássico, há 220 milhões de anos, tornando-se a espécie animal viva mais antiga conhecida pelo ser humano. O camarão, apesar de seu pequeno tamanho de 6 a 11 centímetros, assemelha-se ao caranguejo-ferradura.

Turritopsis dohrnii

A criatura gelatinosa vive por no mínimo, 500 milhões de anos, ou possivelmente mais. Mas um determinado tipo de água-viva vive pela eternidade. A espécie Turritopsis dohrnii é o único animal capaz de reverter completamente fase de pólipo depois de ter alcançado determinada idade.

Turritopsis dohrnii

Turritopsis dohrnii: a água-viva imortal. A chamada água-viva imortal — ou, para usar seu nome científico, Turritopsis dohrnii — vive em águas marinhas.

Os organismos de vida mais longa no planeta

  • Lagostas - 140 anos.
  • Tartaruga irradiada - 185 anos.
  • Tubarão-da-Groenlândia - 400 anos.
  • Quahog do oceano (molusco) - 507 anos.
  • Baleia-da-Groenlândia - 211 anos.
  • Recifes de corais – 4.000+ anos.
  • Matusalém (pinheiro) – 5.066 anos.

Os golfinhos
Estes, com toda certeza, são um dos animais mais inteligentes de toda a espécie animal.

75 anos

A atual expectativa de vida no Brasil é de 75 anos. Mas, imagine só viver o dobro de tempo! Um grupo de pesquisadores de Singapura afirma ter descoberto a expectativa de vida máxima dos seres humanos. Com a saúde em perfeito estado, pessoas podem viver entre 120 e 150 anos.

Os organismos de vida mais longa no planeta

  • Lagostas - 140 anos.
  • Tartaruga irradiada - 185 anos.
  • Tubarão-da-Groenlândia - 400 anos.
  • Quahog do oceano (molusco) - 507 anos.
  • Baleia-da-Groenlândia - 211 anos.
  • Recifes de corais – 4.000+ anos.
  • Matusalém (pinheiro) – 5.066 anos.

turritopsis nutricula

Sim, é uma água-viva. E além de bem estranha, ela pode ser o único animal na Terra a ser imortal. A espécie turritopsis nutricula pode ser a verdadeira fonte da vida eterna.

As baleias-jubarte, as baleias-beluga e as baleias-piloto-de-aleta-curta vivem, em média, até os 50 anos. Já no caso da baleia-franca-do-pacífico, o tempo de vida pode se prolongar, alcançando a média dos 70 anos.

vespa-do-mar

o animal mais perigoso do mundo é a vespa-do-mar, é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano. É o mosquito. Vivendo em África sei muito bem o que padecer com a malária, com a dengue e tudo mais...

tartaruga-gigante-de-Aldabra

A tartaruga-gigante-de-Aldabra foi registrada como vivendo até os 255 anos de idade. Os tubarões-da-Groenlândia, que são encontrados no Oceano Ártico, podem viver até os 392 anos de idade. Esses moluscos, que são nativos do Oceano Atlântico Norte, foram registrados como vivos até os 507 anos de idade.

Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

Alguns animais filtradores, como o quahog-do-oceano, o mexilhão-de-rio e as poliquetas-de-tubo podem passar dos 500, 300 e 250 anos, respectivamente. Animais que vivem mais tempo: milênios de vida e imortalidade. Os Antipatharia são corais com aparência de arbustos que vivem em águas profundas.

Ming, um molusco oceânico da espécie Arctica islandica, foi inicialmente pensado para ter 402 anos de idade. Mas os cientistas que o encontraram em um fundo do mar perto da Islândia, em 2006, agora dizem que uma análise mais aprofundada revelou que o molusco tinha incríveis 507 anos quando foi descoberto.

Não há provas de que a imortalidade humana é uma condição possível. Formas biológicas têm limitações inerentes, que podem ou não ser capazes de serem superadas através de intervenções médicas ou técnicas. Em 2009, descobriu-se a imortalidade biológica em pelo menos uma espécie, o Turritopsis dohrnii, uma água-viva.

urso de água

É normal dizer-se que as baratas resistiriam a uma explosão nuclear. Mas existe outra criatura que é ainda mais invencível – chama-se Tardigrada – também conhecida como urso de água ou tardígrado.

Cubozoa

C. fleckeri , como outras Cubozoa, é uma das responsáveis pela Síndrome de Irukandji. Considerada como a água-viva mais letal do mundo, a quantidade de veneno em um espécime adulto é suficiente para matar 60 humanos adultos.

Vertebrado mais longevo do mundo
Empregando esse método, cientistas concluíram que os tubarões-da-groenlândia têm uma expectativa de vida de ao menos 272 anos e podem chegar a 392 anos, com uma margem de erro de 120 anos para mais ou para menos.