Quando surgiu a vida animal?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Estima-se que o surgimento dos animais tenha ocorrido há cerca de 540 milhões de anos, como consequência da chamada Explosão Cambriana. Os microfósseis, por sua vez, foram achados na Formação Portfjeld, no norte da Groenlândia, em rochas que possuem entre 570 a 560 milhões de anos atrás.

Nesse sentido, não há dúvidas de que a dickinsonia foi o primeiro animal.

Acredita-se que animais e fungos tenham derivado de microrganismos eucariontes unicelulares, que formavam colônias e viviam em ambiente aquático. Além disso, esse ancestral comum era heterotrófico e apresentava flagelos em pelo menos uma fase do seu ciclo de vida.

Reconhecido desde 2019 pelo Guinness World Records como o animal terrestre mais velho do mundo, Jonathan, uma tartaruga gigante Aldabra, completou 189 anos no mês passado.

Agora, um grupo de cientistas norte-americanos e alemães revelou, em estudo, ter identificado um ótimo candidato para o posto de primeiro ser terrestre: um tipo de escorpião achado nos Estados Unidos. Trata-se de um artrópode de cerca de 2,5 centímetros de comprimento e que teria vivido há cerca de 435 milhões de anos.

Agência FAPESP – Os primeiros animais surgiram a partir da evolução de organismos unicelulares em pluricelulares, que levou cerca de 3 bilhões de anos, e nos oceanos. Pelo menos é o que se acreditava.

Um caso recente e muito conhecido é da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii). A espécie foi considerada extinta na natureza nos anos 2000, e, desde então, uma série de pesquisadores luta para garantir a reintrodução da espécie ao seu habitat natural.

A igreja Católica afirma que animais são criaturas de Deus e devem ser preservados. Francisco de Assis, grande personagem da Igreja, chamava os animais de irmãos e não aceitava que fossem tratados como coisas, mas companheiros dos seres humanos.

Gênesis 1:25-28 NTLH
Deus fez os animais, cada um de acordo com a sua espécie: os animais domésticos, os selvagens e os que se arrastam pelo chão. E Deus viu que o que havia feito era bom.

Estima-se que o surgimento dos animais tenha ocorrido há cerca de 540 milhões de anos, como consequência da chamada Explosão Cambriana. Os microfósseis, por sua vez, foram achados na Formação Portfjeld, no norte da Groenlândia, em rochas que possuem entre 570 a 560 milhões de anos atrás.

Nabucodonosor é encontrado transformado em um animal.

Animal provém do latim 'animal, animalis', «ser vivo».

Os cães surgiram pela primeira vez há cerca de 15 mil anos, muito antes do advento da agricultura, e representam o mais antigo animal doméstico que conhecemos. Eles emergiram de lobos antigos, mas os cientistas não estão inteiramente certos se este evento de domesticação aconteceu na Europa ou na Ásia.

Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.

Esponjas-de-vidro
Mesmo que o seu nome não seja muito conhecido, esse é um animal famoso entre os estudiosos, e o motivo é muito simples: ela consegue viver de 5 mil a 18 mil anos. Não dá nem para imaginar viver tudo isso, não é mesmo? Por isso, essa espécie ganha de lavada o título de animal mais velho do mundo.

Parentes da humilde esponja-do-mar filtraram as águas da Terra por ao menos milhões de anos, muito antes do surgimento das primeiras plantas terrestres. Sua simplicidade levou cientistas a sugerir que as esponjas foram os primeiros animais a surgir em nosso planeta.

4. Rinoceronte Negro do Oeste Africano. O rinoceronte negro do oeste africano é o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie desapareceu de seu habitat.

Cloudina

Cloudina, o primeiro animal com esqueleto do Brasil
No Brasil, um dos primeiros registros de vida animal é de Cloudina lucianoi, que viveu na região central do país, no período Ediacarano (630 a 542 milhões de anos atrás), último do Pré-Cambriano (de 4,6 bilhões a 542 milhões de anos atrás).

Elefante
Isso porque ele consegue carregar um peso de nove mil quilos, ou seja, é como se levasse 130 humanos adultos de uma vez só. Sua força não é algo surpreendente, pensado que suas presas pesam mais de 100 kg.

Estima-se que a origem da espécie aconteceu entre 130 mil e 160 mil anos atrás. Entretanto, a aproximação desses felinos com os humanos é algo que mais recente. Estima-se que isso aconteceu há aproximadamente 10 a 12 mil anos.

Animais extintos podem ser trazidos de volta à vida de duas maneiras: clonagem e engenharia genética. O primeiro método é bem conhecido pelo exemplo da ovelha Dolly, clonada em 1997.