Qual é o animal que come o tubarão?

Perguntado por: lveloso4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Com exceção das orcas e seres humanos, não existem predadores naturais para o tubarão-branco.

A garoupa, por sua vez, pesava cerca de 226 kg, segundo o pescador profissional revela ao Daily Mirror. Ele acrescenta que estavam pescando num lugar considerado perigoso até mesmo para os predadores mais temíveis dos oceanos.

Tubarões brancos, tubarões-touro, e tubarões tigre são as espécies com mais ataques a seres humanos reportados.

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro.

Por exemplo, na Espanha, o cação, o tubarão azul, o mako, o cação-bico-de-cristal, a caella, a musola e o tubarão-albafar são consumidos. Na verdade, eles são servidos em muitos dos melhores restaurantes, embora sempre fritos ou cozidos. Isso porque esse tipo de carne não fica muito saborosa quando grelhada.

Os ataques normalmente ocorrem porque os tubarões confundem a vítima com suas presas habituais, principalmente em áreas que as águas são turvas. Os acidentes podem ocorrer ainda em decorrência da necessidade do tubarão de proteger seu território, uma atitude comum em várias espécies.

Por um processo de bioacumulação, o tubarão agrega metais pesados, como mercúrio e arsênio, presentes nos organismos que lhe serviram de alimento. Ingeridas além da conta, essas substâncias podem causar danos cerebrais. Um parâmetro de consumo de mercúrio vem da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A fêmea pode ter de um a quatro filhotes por ninhada.

Alguns exemplos de comensalismo
É o exemplo mais conhecido de comensalismo. O tubarão é reconhecidamente o maior predador dos mares, ou seja, o indivíduo que normalmente ocupa o ápice da cadeia alimentar no talassociclo. Já a rêmora, um peixe pequeno, acaba sendo incapaz de realizar o predatismo.

O tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias). Isso segundo o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões (Isaf, na sigla em inglês), do Museu de História Natural da Flórida (Estados Unidos).

tubarão-lixa

Veras explicou que tubarões têm vários tipos de reprodução, entre eles existem os animais que colocam ovos, entre eles o tubarão-lixa.

Eles enxergam bem, até com pouca luz. E há outros sentidos poderosos: audição (capaz de perceber até o batimento cardíaco de outros peixes) e a linha lateral, formada de células que percorrem os dois lados do corpo e captam variações na água, notando presas à distância.

É importante ressaltar que o peixe ainda é um elemento fundamental para a dieta humana, porém é aconselhável limitar o consumo de espécies com alto teor de metilmercúrio, como o tubarão, peixe-espada, atum fresco, cavala, bonito e pargo. Já para os grupos de risco desaconselha-se o consumo destes peixes.

Para comparação, o quilo da carne de tubarão gira em torno de R$ 25 a R$ 30 no Brasil. Essas frotas internacionais, no entanto, estão proibidas de praticar o finning, ou seja, de manter as nadadeiras e descartar a carcaça no mar a fim de liberar seus porões para mais barbatanas.

Existem diferentes espécies de tubarão, portanto, têm-se diferentes tipos de alimentação e, diferentemente do que muitos pensam, nem todos são predadores vorazes. Alguns tubarões alimentam-se de animais grandes, como outros peixes, tartarugas e focas, sendo esse o caso, por exemplo do tubarão-branco.

Já o tubarão branco é natural de locais com águas frias e, portanto, há poucos registros de sua passagem em praias brasileiras.

Embora seja comum em restaurantes de países asiáticos como o Japão, o consumo de carne de baleia é proibido no Brasil pela Lei nº 7.643, de 18 de dezembro de 1987. Quem comer pode responder por crime ambiental, pagar multa e ser preso por até cinco anos.