Qual tubarão come tartaruga?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Alguns tubarões alimentam-se de animais grandes, como outros peixes, tartarugas e focas, sendo esse o caso, por exemplo do tubarão-branco.

O tubarão é um predador habilidoso e sua alimentação é realizada com diversos animais, como aves aquáticas, focas, tartarugas, moluscos e outros peixes.

As orcas retiram do grande tubarão branco o trono de “predador supremo”.

Os ataques normalmente ocorrem porque os tubarões confundem a vítima com suas presas habituais, principalmente em áreas que as águas são turvas. Os acidentes podem ocorrer ainda em decorrência da necessidade do tubarão de proteger seu território, uma atitude comum em várias espécies.

O fotógrafo ítalo-americano Antonio Busiello, de 38 anos, que mora em Los Angeles, passou três meses perto de Roatan Island, cerca de 50 quilômetros da costa de Honduras, para registrar os tubarões-cinzento-dos-recifes caçando os peixes-leão.

Por um processo de bioacumulação, o tubarão agrega metais pesados, como mercúrio e arsênio, presentes nos organismos que lhe serviram de alimento. Ingeridas além da conta, essas substâncias podem causar danos cerebrais. Um parâmetro de consumo de mercúrio vem da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um novo estudo descobriu que tubarões-baleia não são totalmente carnívoros. Tubarões-baleia são os maiores peixes do mar e, como filtradores, eles não têm a mesma reputação sanguinária de seus parentes.

Tubarão-baleia: descubra esse animal! Assustador por seu tamanho e coloração, o tubarão-baleia é uma das maiores espécies marítimas do mundo. No entanto, ele é praticamente inofensivo, alimentando-se somente de plânctons e pequenos peixes, além de trabalhar como filtrador no fundo do oceano.

O tubarão-branco, também chamado de grande branco, tem a fama de ser o mais feroz e agressivo de todos os tubarões, característico por atacar quem encontra pela frente e acompanhar navios oceanos afora, o que o tornaria um flagelo nos naufrágios.

Provavelmente visava presas grandes, como baleias, focas e tartarugas-marinhas. Os juvenis habitavam águas costeiras quentes e se alimentavam de peixes e pequenas baleias.

Esta espécie é encontrada na maioria dos oceanos temperados e tropicais. Grande tubarão branco, África do Sul. O tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias).

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro.

Um predador oportunista, o tubarão-tigre costuma se alimentar daquilo que encontra, peixes, aves, mamíferos, tartarugas, moluscos, crustáceos e até mesmo detritos não comestíveis e lixo.

20 – 30 anos

Os ataques de tuabrão
Existem cerca de 400 espécies de tubarão e, dessas, apenas 33 têm registro de ataques a seres humanos. Após muitos anos de estudo, hoje se sabe que os tubarões não apreciam a carne humana.

No Brasil existem cerca de 80 espécies, dentre eles o tubarão branco, um dos mais raros.

Os tubarões não temem, necessariamente, os golfinhos. Acontece é que, os golfinhos têm várias maneiras de se defender contra os tubarões. Incluindo um mecanismo para assustar tubarões e até machucá-los à distância, uma espécie de som em frequências específicas (pulsos sonoros)..

O consumo de tubarão também possui outro risco: esses peixes costumam ter um alto nível de toxicidade por conta do mercúrio. O tubarão-azul, espécie mais pescada do mundo, possui uma concentração de mercúrio por quilo duas vezes maior do que o máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

O peixe seria uma rêmora, espécie que costuma se agarrar a tubarões, prendendo-se a seu corpo. A rêmora acaba se alimentando de restos descartados pelo tubarão.

Continuar lendo Qual tartaruga se come?