Qual é o animal que mais vive na Terra?

Perguntado por: nsouza8 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Mas o prêmio de animal com maior expectativa de vida no mundo fica com um tipo de molusco bivalve cujo nome cientifico é Arctica islandica. Graças a seu metabolismo (bem) lento, o animal vive aproximadamente 400 anos.

Baleia-da-Groenlândia (210 anos)
A espécie é considerada a que mais vive dentre os mamíferos, podendo chegar a cerca de 210 anos.

Quais os animais que vivem mais tempo?

  • Baleia-da-Groelândia: potencialmente com mais de 200 anos de idade. ...
  • Tubarão-da-Groenlândia: 272+ anos de idade. ...
  • Amêijoa oceânica: 500+ anos de idade. ...
  • Coral negro: mais de 4.000 anos de idade. ...
  • Turritopsis dohrnii: potencialmente imortal.

Mônaco. Quem vive no Principado de Mônaco, segundo menor país do mundo, pode chegar a viver 89,52 anos em média - a maior longevidade calculada pelo com o CIA World Factbook, publicação anual da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos.

O crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, bem como aumento do consumo, foram alguns dos fatores que elevaram a expectativa de vida no Brasil. A esperança de vida dos brasileiros aumentou, isso segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

porcos

No mundo dos animais domésticos os porcos sempre foram discriminados. São considerados os bichos mais sujos, imundos e bagunceiros do reino animal.

Insetos. Alguns insetos e artrópodes não dormem – eles caem periodicamente em um estado de dormência. Este é um tipo especial de repouso e imobilidade, durante o qual a temperatura corporal dos insetos diminui. Por exemplo, as borboletas ficam acordadas todas as noites.

Também conhecido como o lobo solitário, o lobo-guará faz parte dos animais que vivem sozinhos. Procurando a companhia de outros da espécie apenas para reprodução, o lobo-guará prefere andar e caçar sozinho e se alimenta de frutas e de outros pequenos animais.

Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.

Elefante
Isso porque ele consegue carregar um peso de nove mil quilos, ou seja, é como se levasse 130 humanos adultos de uma vez só. Sua força não é algo surpreendente, pensado que suas presas pesam mais de 100 kg.

Com uma conta gratuita. Reconhecido desde 2019 pelo Guinness World Records como o animal terrestre mais velho do mundo, Jonathan, uma tartaruga gigante Aldabra, completou 189 anos no mês passado.

O Kangal tem a mordida mais forte do mundo. Essa raça de cachorro gigante tem um maxilar extremamente forte capaz de realizar uma pressão absurda enquanto morde. O Kangal ocupa a primeira posição da lista de mordidas de cachorro mais fortes que existem porque tem uma força de 746 PSI!

O país do mundo onde se vive menos é Serra Leoa, onde a expectativa média é de apenas 46 anos de idade. Imagine! Em contrapartida, é no Japão que se vive mais, em média, 84 anos. Logo abaixo estão países com média de vida de 83 anos, como Andorra, Austrália, Suíça, Itália, Singapura e San Marino.

Efeméridas — 24 horas. Como o nome já indica, as efeméridas são criaturas efêmeras — que vivem pouquíssimo. Esses insetos são conhecidos por ter o menor tempo de vida entre todas as espécies de animais do planeta. Na melhor das hipóteses, um espécime pode sobreviver por um dia inteiro, ou simplesmente 24 horas.

Então, porque vivemos muito mais do que isso? A resposta é simples: uma combinação de avanços na medicina, mudanças no estilo de vida e melhor alimentação aumentaram nossa “validade”.

Países com as menores expectativas de vida:
Suazilândia: 42,4 anos. Lesoto: 43,9 anos. Zimbábue: 44,2 anos. Afeganistão: 44,2 anos.

Cerca de 30% dos brasileiros vivem com menos de 500 Reais por mês. De acordo com os dados do Mapa da Nova Pobreza (MNP), publicado recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de 2019 a 2021, o Brasil teve um aumento de 9,6 milhões de pessoas com renda per capita de até R$ 497 mensais.

Uma pessoa nascida no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. Isso representa um aumento de três meses em relação a 2018 (76,3 anos). A expectativa de vida dos homens passou de 72,8 para 73,1 anos e a das mulheres foi de 79,9 para 80,1 anos.